TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrever A Concepção De Didática/modelo De Didática No Contexto Tendência Pedagógica

Artigo: Descrever A Concepção De Didática/modelo De Didática No Contexto Tendência Pedagógica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE

O USO DA LEITURA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO CONTEXTUALIZADO DA GRAMÁTICA

Diante das dificuldades dos professores em ensinar a gramática, adotei como tema a Contextualização da Gramática em sala de aula. Levando os alunos a..[...] reconhecer que as línguas naturais encontram-se organizadas por um sistema de regras (regras fonológicas, sintáticas, lexicais, etc.) entender que [...] essas regras podem ser identificadas e observadas nos diferentes textos [...] uma vez que é por meio deles que o ser humano organiza o mundo, produz e transmite conhecimento (SARMENTO, 200, p. 5).

A leitura amplia e integra os conhecimentos, desonerando a memória, abrindo cada vez mais os horizontes do saber, enriquecendo vocabulário e a facilidade da comunicação, disciplinando a mente e alargando a consciência pelo contato com formas e ângulos diferentes sobre os quais os mesmos problemas podem ser considerados. Quem lê constrói sua própria ciência; quem não lê memoriza elementos de um todo que não se atingiu [...]. É preciso ler, ler muito, ler bem. (RUIZ, 2006, p. 35).

Se a leitura amplia conhecimentos, é necessário incentivar o aluno a ler de uma forma dinâmica e levá-los a compreender a importância da leitura e o quanto a mesma trará ampliação nos seus conhecimentos e direção em suas vidas.

A gramática que está vinculada na formação destes textos, deverá ser ensinada de uma forma dinâmica, sem desgaste psicológico de forma que o professor envolva o educando na linguagem de seu dia-dia e o aluno passará a entender que tudo que é ensinado dentro desta classe, faz parte de eu dia-dia. E assim será menos cansativo.

Na prática escolar, institui-se uma atividade linguística artificial: assumem-se papeis de locutor /interlocutor durante o processo, mas não é locutor/interlocutor efetivamente. Essa artificialidade torna a relação intersubjetiva, ineficaz, porque a simula. Não estou querendo dizer que inexiste interlocução na sala de aula, estou querendo apontar o seu falseamento, dado que os papeis básicos dessa interlocução estão estaticamente marcados: o professor e a escola ensinam; o aluno aprende (se puder). (GERALDI, 2002, p. 88).

A falta de experiência da maioria dos professores, sobre o assunto, vem caracterizando as aulas como artificial, pois o mesmos não tem domínio de como preparar e aplicar estar aulas em sala de aula tornando-as de forma subjetivo ou até mesma irreal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com