TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelos de Economia e Gestão

Pesquisas Acadêmicas: Modelos de Economia e Gestão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.254 Palavras (6 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GESTAO DE RECURSOS HUMANOS

EDUARDO HENRIQUE FAGUNDES SILVA

PRODUÇÃO TEXTUAL – INDIVIDUAL

BELO HORIZONTE

2013

EDUARDO HENRIQUE FAGUNDES SILVA

PRODUÇÃO TEXTUAL – INDIVIDUAL

Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção De nota na disciplina Economia e Modelos de gestão, Relacões Interpessoais, Tecnologia e Desenvolvimento Humano, Ética, Politica e Sociedade

Orientadores: ProfªJoenice Dias / Profº Ulysses Januzzi /Prof.ª Elisete Zampronio / Prof.º Henry Nonaka / Prof.ª Márcia Bastos

BELO HORIZONTE

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

DESENVOLVIMENTO 5

CONSIDERAÇÕES FINAIS 10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

INTRODUÇÃO

Mesmo reconhecendo os avanços ocorridos no mercado atual, com toda a tecnologia disponível na sociedade, o capital humano ainda é a peça chave para o sucesso de uma empresa. O trabalhador pode hoje escolher o horário e o dia que quer trabalhar e nada interfere na qualidade de seu serviço. Assim, o presente trabalho tem como objetivo mostrar as vantagens e desvantagens do trabalho flexível e a diferença entre ele e o trabalhador burocrático, trazendo uma reflexão sobre o texto disponível através da resolução das atividades.

DESENVOLVIMENTO

ECONOMIA E MODELOS DE GESTÃO

Quais as vantagens que a empresa teria se o contratassem com autonomia de horário (horário flexível)?

A flexibilidade do horário de trabalho não é somente uma exigência, mas uma oportunidade e se podemos chamar de uma nova tendência que vem sendo adquirida e necessária ao mercado de trabalho para a busca de uma melhor e maior produtividade.

Os benefícios para empresa são muitos, pois o funcionário que trabalha livre, sem pressão, alcança melhores objetivos.

Quais as vantagens que você teria se fosse contratado com a autonomia de horário (horário flexível)?

Evitaria a perda de tempo no trânsito, Aproveitaria melhor o dia, Estudaria por mais tempo, Focaria no trabalho para alcançar metas e acredito que o serviço renderia mais, pois sem pressão, o funcionário trabalha melhor. E ainda almoçar em casa ou sair mais cedo do serviço.

Agora faça um breve relato sobre a nova era em que vivemos (era pós- industrial, era da Informação ou sociedade do conhecimento),abordando sobre o ambiente das organizações e o estereótipo ideal do homem atual das organizações frente esta nova realidade retratada pelo texto acima.

Muitos paradigmas foram quebrados na era pós moderna, levando a uma flexibilidade na jornada de trabalho, apesar da legislação brasileira não aprovar ainda essa atividade.

trabalho, alguns em tempo em tempo parcial, empregados casuais e os aumentos do trabalho temporário e de subcontratação, e logo, associada ao aumento do desemprego. Hoje, a flexibilidade facilita a forma de trabalho, e a necessidade empresarial de concorrência mundializada passa a estabelecer por lei, novos padrões de comportamento nas relações de trabalho, que paralelamente a isto, possuem como finalidade a eliminação da capacidade de reivindicação da classe trabalhadora (RANGEL, 2007).

Por fim leia o artigo do jornal “O Estado de São Paulo” (28/02/2013) - Caderno “Economia & Negócios”, sobre a decisão da Yahoo em acabar com o trabalho em casa (disponível em: http://economia.estadao.com.br/noticias/neqocios- tecnoloqia.yahoo-acaba-com-trabalho-em-casa-e-poe-pratica-em- xeque,145427,0.htm). Faça uma reflexão sobre os dois textos que relatam dois contextos distintos: a previsões futuras em 2007 e a realidade atual em 2013.

Os conceitos mudaram muito de 2007 pra cá. O trabalho flexível ganhou força e vem dando certo. Não há regras estabelecidas, o que prevalece é a liberdade do trabalhador estipular o horário de trabalho, podendo conciliar com outros tipos de atividade, como fazer um almoço, ir ao banco, enfim, tarefas rotineiras que não podem ser realizadas em um trabalho burocrático.

QUESTÕES DA DISCIPLINA: RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Cite e explique os elementos do processo de grupo.

A Cultura organizacional, que compreende normas de conduta, valores, rituais e hábitos. Os sentimentos manifestados por pessoas e grupos, que compõem o clima organizacional e os Grupos informais, criados por motivos de interesse ou amizade.

Qual a diferença entre grupos formais e informais?

GRUPOS INFORMAIS

Esse tipo de grupo se consiste numa rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida formalmente, ou seja, surge da interação entre as pessoas, desenvolvendo-se espontaneamente quando as pessoas se reúnem entre si.

RUPOS FORMAIS

Essa é a estrutura que a grande maioria das empresas adotam, é a estrutura deliberadamente planejada, e formalmente representada, em alguns aspectos, em organogramas. Nessa fase, a definição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com