TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modern Times e The Gestão de Pessoas Modern

Tese: Modern Times e The Gestão de Pessoas Modern. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Tese  •  3.936 Palavras (16 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 16

Tempos Modernos E A Moderna Gestão De Pessoas

ETAPA 1:

Relatório : Tempos Modernos e a Moderna Gestão de Pessoas

O filme tempos modernos retrata o modo de vida após a crise, também conhecida com “A Grande Depressão” de 1929, onde pessoas muito ricas passaram, da noite para o dia, para a classe pobre. O número de falências de empresas foi enorme e o desemprego atingiu quase 30% dos trabalhadores.

Carlitos (Charles Chaplin), protagonista do filme, demonstra o trabalho na indústria naquela época. Depois ele é despedido e em seguida internado em um hospital, porém quando sai de lá o que encontra é o desemprego, a fome e a miséria.

Como podemos observar, naquele tempo o funcionário não era valorizado, a empresa não se importava com o bem estar de seus funcionários, suas necessidades, sua saúde física e mental, sua qualificação profissional e muito menos com sua satisfação pessoal e profissional.

Nos dias atuais, com a Gestão de Pessoas a situação é outra, as empresas perceberam que a valorização do funcionário é a base para atender melhor os clientes, ampliar a atuação no mercado e otimizar os resultados financeiros.

Além disso, com a introdução da Gestão de Pessoas os funcionários ficaram mais motivados para trabalhar, pois sabem que se estiverem atualizados com o mercado, se tiverem idéias para sugerir e se conseguirem alcançar bons resultados com a aplicação destas idéias, estarão satisfeitos consigo mesmo além de obter dentro da empresa o reconhecimento profissional, quem sabe até uma gratificação e consequentemente irão melhorar as relações interpessoais no ambiente de trabalho.

Porém é claro, ainda lidamos com alguns fatores antigos como a desigualdade social, onde alguns conseguem se qualificar para o mercado atual e outros não.

ETAPA 2:

Whirlpool Corporation

Presença global

A Whirlpool Corporation é a maior indústria de eletrodomésticos do mundo e possui algumas das marcas mais reconhecidas no mercado de eletrodomésticos: Whirlpool, Maytag, KitchenAid, Jenn-Air, Amana, Bauknecht, Brastemp e Consul.

Seus cerca de 67 mil colaboradores entendem e antecipam desejos e necessidades dos consumidores, criando assim a próxima geração de produtos que vai tornar a vida ainda mais prática.

A Whirlpool atua de forma sustentável, e esse compromisso é aplicado diariamente em seus processos fabris, em seus produtos e no relacionamento com consumidores, funcionários e comunidades. Sua atuação social e ambiental já rendeu diversos reconhecimentos, como a inclusão no índice Dow Jones de Sustentabilidade por cinco anos consecutivos.

No Brasil, a Whirlpool Latin America conta com três unidades fabris, quatro centros de tecnologia, dois centros de distribuição e um centro administrativo, além de um Centro de Documentação e Memória. A empresa também possui um terceiro centro de distribuição na Argentina e sete escritórios em países da América Latina.

Missão, visão e valores:

• Missão - Todos Nós... Apaixonadamente,Criando Consumidores Leais por Toda a Vida

• Visão - Em Todos os Lares... Em Todos os Lugares,com Orgulho, Paixão e Performance

• Valores - Respeito, Integridade, Diversidade e Inclusão,Trabalho em Equipe, Espírito de Vitória

Recrutamento e gestão de talentos

As práticas de RH da Whirlpool seguem três diretrizes: Atração, Retenção e Desenvolvimento de Talentos; Gestão de Pessoas; e Qualidade de Vida.

Para atrair e reter talentos, a Whirlpool dá preferência aos seus profissionais na hora de preencher uma vaga. Por isso, a ferramenta eletrônica Job Posting divulga as oportunidades internamente e possui um link com o Talent Pool, ferramenta de avaliação de potencial, para reunir também aqueles que já têm a pré-qualificação para a vaga.

O Talent Pool garante o suprimento e o desenvolvimento de líderes para a empresa, hoje e amanhã. Os profissionais são avaliados de forma conjunta pelo grupo executivo de nível hierárquico imediatamente superior. Para cada colaborador que está no Talent Pool é gerado um plano de desenvolvimento para ser colocado em prática ao longo do ano, com foco no processo de sucessão. A entrevistada Selma R. Angotti, é responsável pelos funcionários do almoxarifado da empresa, e se baseia nas condições acima para avaliar seus funcionários e também futuros contratados de fora da empresa.

Educação Corporativa

A Whirlpool conta com uma série de iniciativas e programas para desenvolver as competências necessárias para cada profissional. Assim, fortalece sua cultura e seus valores, incentiva a discussão sobre sustentabilidade e desenvolve líderes, além de preparar e motivar as equipes para atingir as metas da empresa. As principais iniciativas nessa área são:

• Escola de Líderes, direcionada aos executivos.

• Escola de Manufatura, que simula operações de linhas de produção e capacita profissionais das fábricas.

• Bolsas de Estudo para programas de graduação, pós-graduação e cursos de línguas.

• Programa de expatriação e impatriação, que estimula o aprendizado e a diversidade.

• Programa Supervisão, que oferece cursos para os supervisores de vendas.

• Coaching para executivos, realizado por consultores externos.

ETAPA 3: Mantendo Pessoas

A ARH hoje em dia é parte fundamental para o bom andamento das industrias, pois é através dela que são feitos recrutamentos de funcionários adequados a cada função. Em casos de problemas onde são detectados perda de produção, faltas constantes de pessoal, reclamações generalizadas, enfim, problemas que afetem diretamente o bom andamento da produção o RH é acionado para verificar qual a causa.

Em primeiro lugar para se saber onde atacar é preciso entender onde esta o problema, para isso é necessário saber qual a opinião dos funcionários, afinal são eles quem compõe a empresa. Aconselha-se a fazer uma pesquisa de clima, onde todos os funcionários dão sua opinião sem ser identificados. Geralmente as pessoas ficam mais a vontade e revelam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com