TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Moderna Gestao De Rh

Ensaios: Moderna Gestao De Rh. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

A moderna Gestão de Pessoas

“Para mobilizar e utilizar plenamente as pessoas em suas atividades, as organizações estão mudando os seus conceitos e alterando as suas práticas gerenciais... Em vez de investirem diretamente nos clientes, elas estão investindo nas pessoas que os atendem e os servem e que sabem como satisfaze - los.” As pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando em organizações e dependem delas para a sua subsistência e sucesso pessoal. Já as organizações dependem diretamente das pessoas para produzir seus bens e serviços, atender os clientes, etc.

Não é muito difícil perceber que atualmente vivemos em uma sociedade marcada fortemente pela mudança. As relações de trabalho também mudaram. Não foram apenas as leis. Mas principalmente o modo como às pessoas são tratadas e administradas nas empresas.

A tendência atual é a valorização das pessoas no ambiente organizacional. Diferente do início do Século XX, quando o trabalho humano passou a ser explorado como se as pessoas fossem uma peça dentro do processo produtivo.

O clássico filme Tempos Modernos, estrelado por Charles Chaplin, mostra exatamente como, no passado, o homem era empregado nas empresas. Os funcionários eram distribuídos na linha de produção como uma peça na engrenagem das máquinas. Uma máquina, quando quebra, é substituída, pois perde o seu valor para a empresa. O princípio era o mesmo em relação às pessoas. O trabalho humano era explorado o máximo possível. A resistência física e a produtividade eram as características mais valorizadas no surgimento da Era Industrial. Contudo, com o passar do tempo, os trabalhadores passaram a se organizar e a exigir condições mais justas de trabalho. Surgiram os sindicatos, que são associações de trabalhadores que se agrupam para defender os seus direitos fundamentais no trabalho.

A luta por melhores condições de trabalho resultou em uma série de leis que visaram a proteger o bem estar e a segurança dos trabalhadores. No Brasil, temos a Consolidação das Leis trabalhistas (CLT) como o principal conjunto de normas sobre o trabalho humano. Paralelamente às lutas das classes trabalhistas, ocorria o desenvolvimento tecnológico. Novas máquinas e robôs substituíram o trabalho humano em várias atividades.

Para a empresa ser produtiva, não era mais necessário ter uma quantidade imensa de empregados para colocar as máquinas em funcionamento. Surgiu a necessidade de trabalhadores mais criativos para solucionar problemas, já que o trabalho de força foi passado para as máquinas e robôs. A ênfase no trabalho braçal mudou para o trabalho intelectual.

Atualmente, percebemos que o mercado de trabalho está altamente competitivo. As empresas não buscam unicamente pessoas conhecedoras de técnicas. O trabalho precisa ter características que podem ser estimuladas ao longo da vida como a iniciativa e a liderança. Educação é fundamental. Mas não basta isso. A maior parte das empresas, na atualidade, quer pessoas capazes de criar, de se envolver, de inovar e ter iniciativa para levar a organização a um estado de sucesso no mercado.

Essas e outras características são elementos importantes em um funcionário, uma vez que são eles que irão colocar a empresa para funcionar. Veja que, na nova visão, as pessoas não são responsáveis unicamente pela máquina que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com