TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO RH

Pesquisas Acadêmicas: GESTÃO RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  2.393 Palavras (10 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

ELIANE FRANCISCA DA SILVA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

5º. SEMESTRE 2013/1

Cuiabá

2013

ELIANE FRANCISCA DA SILVA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

5º. SEMESTRE 2013/1

Trabalho de apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito das Disiciplinas Planejamento de Carreiras, Tendências em Gestão de Pessoas, Gestão por Competência, Gestão do Capital Intelectual.

Cuiabá

2013

INTRODUÇÃO

A diversidade das empresas que atuam no panorama econômico global imediatamente analisou que não se pode dar ao luxo de descuidar da gestão do seu conhecimento interno. Isso sugere em não somente em contratar pessoas com reconhecidos talentos em suas áreas de atuação e retê-las, mas fazer com que apliquem e compartilhem seus conhecimentos, além de favorecer um clima organizacional na realização de atuações, reciclagens, treinamentos específicos e capacitações que seja natural. As formas de trabalho em equipe são as que melhor viabilizam esta realidade, pois permitem a troca de experiências e informações, no qual o conhecimento passa do plano individual para o coletivo ao ser compartilhado por todos do grupo.

É nesse contexto que a Empresa Apsen Farmacêutica, transforma a gestão de pessoas em um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas. A globalização da economia é impulsionada pela tecnologia da informação e pelas comunicações. Fenômenos econômicos e sociais, de alcance mundial, são responsáveis pela reestruturação do ambiente de negócios.

O objetivo da gestão da Empresa Apsen é prover a capacidade intelectual da empresa para as pessoas que tomam abertamente as decisões que, em conjunto, origina o sucesso do seu negócio, o uso desse tipo de capital passa a ser a grande diferença na vantagem competitiva das organizações.

O grande patrimônio deixou de ser terras, máquinas ou propriedades. A verdadeira capacidade da empresa em progredir, manter-se e suscitar seus bens está, de fato, muito mais no capital intangível do que no tangível. A Gestão da empresa exige principalmente atenção e cuidados especiais para com as pessoas, uma vez que elas detêm e produzem o conhecimento.

DESENVOLVIMENTO

A Apsen Farmacêutica é uma empresa brasileira, tradicional no mercado farmacêutico, com mais de quatro décadas de dedicação e conquistas. Com uma gestão inovadora, busca o sucesso através da satisfação de seus colaboradores, tendo em vista que o trabalho toma considerável tempo da vida das pessoas, sendo elas o principal ativo da organização, é uma empresa que percebe que, uma pessoa é bem sucedida quando cresce dentro de uma organização.

Atribuir o valor ao capital humano da Apsen é a principal atividade da área de Recursos Humanos da Companhia.

Assim espera que a função de uma empresa não se resume a dar lucro e emprego, pagar impostos e cumprir as leis. Por isso, todos os procedimentos de informação e segurança foram revisados em seu Plano Estratégico, assim como foram reavaliados todos os programas de treinamento do pessoal envolvido. A Apsen é uma das empresas brasileiras que mais valoriza o seu capital humano. E faz isso porque sabe que é impossível alcançar seus resultados financeiros, de produtividade, de tecnologia, sem valorizar as pessoas que nela trabalham.

A missão tem como foco principal assegurar um sistema de gestão de RH que valorize o potencial humano e gere ambiência organizacional favorável à motivação das pessoas, levando-as a contribuírem e se comprometerem com a excelência do desempenho e dos resultados organizacionais.

É nesse sentido que a área de Recursos Humanos da Companhia atua, sempre trabalhando para valorizar, desenvolver e reter os seus talentos. A Apsen propicia ocasião de progredir na carreira, remuneração nos padrões do mercado, benefícios educacionais, plano de saúde, além de ser uma empresa reconhecida pela qualificação de seus colaboradores.

São três os aspectos fundamentais da moderna Gestão da Apsen:

1. As pessoas como seres humanos,

2. Como ativadoras inteligentes de recursos organizacionais,

3. Como parceiras da organização.

Os recursos humanos contribuem para esta eficácia através da ajuda na organização para o alcance de seus objetivos e sua missão. Propicia à organização pessoas bem treinadas e bem motivadas, aumenta a auto-atualização e a satisfação das pessoas no trabalho, desenvolve e mantêm a qualidade de vida no trabalho, administra e impulsiona mudanças.

A Gestão da Apsen consiste em várias atividades entregadas, como descrição e análise de cargos, planejamento de recursos humanos, recrutamento, seleção, orientação e motivação de pessoas, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, segurança, saúde, bem estar, etc.

Na empresa Apsen, as pessoas são reconhecidas pelo seu trabalho, suas conquistas, há um grande número de promoções. Uma vez que, surgindo vagas, a empresa busca internamente pessoas qualificadas para assumir tal cargo. Assim, os colaboradores trabalham motivados, pois, sabem que seu trabalho é reconhecido.

Este modelo de gestão não vêem desde o início, antes, pouco havia de prática de gestão de pessoas, voltada para o desenvolvimento dos profissionais, a integração da equipe e a qualidade de vida de seus colaboradores. Havia muitas “panelinhas”, as quais prejudicavam o relacionamento entre as pessoas. As pessoas trabalhavam desmotivadas, não sabiam ao certo suas tarefas, suas responsabilidades,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com