TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Moderna Gestão De Pessoas

Trabalho Universitário: Moderna Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 3

TEMPOS MODERNOS E MODERNA GESTÃO DE PESSOAS

Retratando um paralelo entre o filme Tempos Modernos e a Moderna Gestão de Pessoas. O filme tempo modernos de Charles Chaplin do ano de 1930 mostra um funcionário de uma empresa siderúrgica nos Estados Unidos que trabalha num posto de trabalho de uma linha de montagem dinâmica (Fordismo) fazendo suas atividades simples, robotizadas, repetitivas e desgastantes sem intervalo de descanso. Chega um momento que sofre um colapso nervoso e estresse, tendo que ser internado num hospício.

Até aqui em nenhum momento se pensou que o culpável do colapso nervoso do funcionário proletário fosse do sistema de produção da época. Ao contrário, os polícias, os colegas, chefes e patrões achavam que a culpa fosse do funcionário por ser fraco emocionalmente, preguiçoso e pobre. E não haver podido dar conta com o serviço robotizado da época. Em contraposição, a moderna gestão de pessoas que considera aos funcionários como parceiros e não como robô ou mão de obra. Com dinamismos, criatividade, competência, flexíveis, proativos, dentro de equipes interdependentes, com muita vontade de fazer as coisas bem e melhor para poder levar ao sucesso a uma empresa.

Quando saí do hospício para a vida real. -Encontrou a empresa onde trabalhava fechada!-. Como consequência da Grande Depressão econômica do ano de 1929, consistente num longo período caracterizado pela oferta maior que a demanda do produto, por causa do aumento da produtividade na linha de produção nos Estados Unidos e pela diminuição das importações pela Europa; sem simultaneamente transformar as formas de consumo sociais e as reais condições de vida dos trabalhadores industriais. Ocasionando numerosas falências de empresas, desemprego elevado, escassez de crédito, baixos investimentos, fome, e miséria.

Nessa época se aplicou rigorosamente os princípios de Taylor com as linhas de montagem dinâmica do Ford, obcecado pela produtividade, estudo de tempos e movimento, e padronização de trabalho na administração ou gestão de pessoas.

As organizações estão mudando seus conceitos, investindo mais em seus funcionários para que todos trabalhem com satisfação e assim podendo ajudar as organizações com lucros, credibilidade entre outros perante seus clientes.

A organização é formada por pessoas + a organização. Na maioria das vezes as pessoas passam mais tempo de suas vidas dentro de uma organização, sendo difícil separar seu trabalho de sua vida social. Tendo em conta que ambos precisam dos trabalhos uns para ter oportunidade, melhores salários, conhecimento profissional... E as organizações para produzir seus bens, atender seus clientes, atingir seus objetivos etc.

Sem as pessoas as organizações jamais existiriam, pois dependem de energia, inteligência, racionalidade entre outros aspectos para sobreviver.

As mudanças organizacionais ao longo do século XX tiveram três eras organizacionais distintas.

Sendo a Era Industrial Clássica, Neoclássica e a da Informação. Na era Industrial Clássica ocorreu logo após a Revolução Industrial e a sua maior característica foi à intensificação do fenômeno da industrialização dessa forma as empresas passaram a adotar uma estrutura organizacional para centralizar as decisões,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com