TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Moderna Gestão De Pessoas

Ensaios: Moderna Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

1. A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS

Gestão de pessoas ou administração de recursos humanos são uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações. Com as frequentes mudanças do mercado em pleno desenvolvimento houve a necessidade de fazer gestão de pessoas, que exige do profissional atual uma formação que atenda as necessidades deste mercado. O desenvolvimento organizacional analisa o desenvolvimento do capital humano e, para tal, a cada homem em seu cargo, devem-se atribuir responsabilidades, mostrar os objetivos, estabelecer as metas, delegando-lhe poder para decidir. Estas ações promovem o autodesenvolvimento e se reafirmam através do incentivo e do reconhecimento, dando méritos aos trabalhos realizados. A confiança entre os líderes e liderados promove a comunicação e o senso de equipe, dando a oportunidade aos indivíduos para o desenvolvimento de seu potencial, aprendendo uns com os outros ao longo de seu crescimento intelectual e humano.

O filme Tempos Modernos (Modern Times, EUA 1936) Charles Chaplin, retrata a realidade da época na década de 30 quando houve uma grande crise no país causando a falência de cerca de 130 mil Organizações e 10 mil Bancos.

O filme é considerado uma forte crítica ao capitalismo, militarismo, liberalismo, conservadorismo, talinismo, fascismo, nazismo e imperialismo, bem como uma crítica aos maus tratos que os empregados passaram a receber depois da Revolução Industrial. Nesse filme Chaplin quis passar uma mensagem social. Cada cena é trabalhada para que a mensagem chegue verdadeiramente tal qual seja. E nada parece escapar: máquina tomando o lugar dos homens, as facilidades que levam a criminalidade, a escravidão. O amor também surge, mas surge quase paternal: o de um vagabundo por uma menina de rua.

Com isto se estabelece uma relação desigual entre patrão e empregados onde o primeiro visava tão somente à lucratividade sem levar em conta as necessidades do segundo. Com o advento da moderna gestão de pessoas as necessidades dos empregados passaram a ser levadas em conta, onde a área de recursos humanos passou a fazer parte, com mais expressão, das atividades administrativas das empresas. Pode-se destacar três aspectos Fundamentais na Moderna Gestão de Pessoas:

1. As pessoas como seres humanos – dotadas de personalidade própria; profundamente diferentes entre si; possuindo uma história particular e diferenciada; com conhecimentos, habilidades, destrezas e capacidades indispensáveis.

2. As pessoas como articuladores inteligentes de recursos organizacionais: elementos impulsionadores da organização; capazes de dotá-la de inteligência e talento; capaz de adquirir conhecimentos indispensáveis à sua renovação e competitividade; como fonte de impulso que dinamiza a organização e não como agentes passivos, inertes e estáticos.

3. As pessoas como parceiras da organização - capazes de conduzi-la a excelência e ao sucesso; fazendo investimentos na organização, tendo comprometimento e responsabilidade; conferindo um caráter de reciprocidade entre o funcionário e a organização.

Pessoas como parceiras: – Colaboradores agrupados em equipes; – Metas negociadas e compartilhadas; – Preocupação com resultados;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com