TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modos Históricos De Produção

Projeto de pesquisa: Modos Históricos De Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

MODOS HISTÓRICOS DE PRODUÇÃO

Características

Os modos de produção são formados pelo conjunto das forças produtivas e pelo conjunto das relações de produção, num certo estádio de desenvolvimento. Os homens ao produzirem bens materiais criam um regime para a sua vida. O modo de produção é uma forma determinada da atividade vital dos indivíduos, um determinado modo de vida. Podem-se distinguir alguns tipos historicamente mais significativos de modos de produção:

O primeiro destinado à satisfação direta das necessidades dos produtores. O segundo, destinado a manter uma classe dominante através da entrega regular de tributos e de trabalho compulsivo.

O terceiro baseado na produção de mercadorias.

E por último um assente na lógica da obtenção do máximo lucro. Uma das particularidades dos modos de produção consiste na sua transformação permanente, sendo que seu desenvolvimento e alteração determinam a modificação do regime social no seu conjunto. A evolução dos modos de produção se explica do desenvolvimento das forças produtivas levar a certa altura, a uma contradição com as relações sociais de produção, de tal forma que estas se revelam como um obstáculo ao pleno desenvolvimento daquelas. Estes fenômenos não existem desunidos, são partes integrantes do processo produtivo e podem ser considerados como uma mudança estrutural da economia. A fase de formação dum novo modo de produção constituí um período muito agitado e de excepcional importância na vida concreta das sociedades. Os modos de produção existentes enfrentam cada vez maiores dificuldades em manter a estrutura econômica em que se baseiam. Os traços e as propriedades dos modos de produção manifestam-se de maneira diferente nas várias regiões. O modo de produção dominante assume a determinação dos processos, das relações e das instituições fundamentais.

O Trabalho no Brasil

Nunca o mercado exigiu tanto dos profissionais como atualmente, a perspectiva atual têm exigido um nível cada vez mais elevado de qualificação. Além disso, o mercado exige que pessoas possuam também a capacidade de exercer múltiplas funções, realidade contrária ao processo de produção praticado no passado como o fordismo, no qual o trabalhador realizava apenas um trabalho alienado. Hoje o mercado cobra além de qualificação, atitudes como iniciativa, criatividade, bom relacionamento e etc.

Segundo estimativas, algumas profissões vão se extinguir até por volta do ano de 2015, principalmente aquelas operacionais como cobradores de ônibus, caixas e todos os postos de trabalho que possam ser substituídos por máquinas.

No entanto algumas áreas teriam uma abertura maior de oportunidades como o turismo, meio-ambiente e internet, sabendo que não bastará apenas um diploma, mais sim, um alto nível de conhecimento interdisciplinar e de qualificação.

As transformações que foram ocorrendo depois mudaram a face do país, mas o passado continua influindo, principalmente nas concepções de trabalho. Quem nunca ouviu a expressão: "trabalhei hoje como um escravo!", ou mesmo percebeu o desprezo pelo trabalho manual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com