TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Moeda

Exames: Moeda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  1.735 Visualizações

Página 1 de 2

a) Como funciona uma economia baseada em escambo? Quais as limitações dessa prática econômica? Explique como o uso da moeda substitui a prática do escambo.

Uma economia baseada em escambo funciona através de poucas trocas esparsas e esporádicas, em que as trocas são diretas e a atividade produtiva não está voltada para o mercado. Uma das limitações é a não padronização dos bens de troca, outra limitação é que apenas o excedente é utilizado para o escambo, com isso não há grande variedade de produtos. A moeda surge pela necessidade de uma padronização, com a moeda passa a ser aceita por todos.

b) De que maneira um aumento no depósito compulsório influencia o sistema econômico?

Depósito compulsório é uma porcentagem, definida pelo Banco Central, das captações feitas pelos bancos comerciais que deve ser repassada a ele. Sempre que o Banco Central aumenta o depósito compulsório, as taxas de juros tendem a subir já que a oferta de empréstimos se reduz ficando menor que a demanda pelos mesmos.

c) A moeda é única forma de reserva de valor? Argumente.

Não. Reserva de valor é um item que as pessoas podem usar para transferir poder de compra do presente para o futuro. Além da moeda existe a quase-moeda, que são ativos que, apesar de não serem considerados moeda em sentido estrito, apresentam algumas características da moeda em sentido amplo, pois podem ser transformados em moedas, como por exemplo, depósitos a prazo, bônus do Banco Central e caderneta de poupança.

d) Como é composto o sistema financeiro? Explique detalhadamente.

É composto de vários intermediários, em que fazem parte o Banco Central, além de bancos comerciais e de investimento, corretoras de valores, fundos de investimentos, fundos de pensão, bolsas de valores e companhia de seguro. Há uma tendência de colocar os bancos como sendo representantes legítimos do sistema financeiro, isso ocorre provavelmente porque eles são responsável por mais de 60% da fonte de externos de empresas não-financeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com