TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O projeto do genoma

Projeto de pesquisa: O projeto do genoma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 4

Projeto Genoma:

O que é?

Mapeamento de genes de algums espécies

Alimentos transgênicos:

O que é?

Como são produzidos?

Polemicas em torno delas

Ref:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto_Genoma

http://www.ghente.org/ciencia/genoma/

http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/1/artigo1611-3.asp/

http://nutricaometodista.blogspot.com.br/2010/10/alimentos-transgenicos-por-que-tanta.html

______________________________________________________________________

Projeto Genoma

Projeto Genoma é o nome de um trabalho conjunto realizado por diversos países visando desvendar o código genético de um organismo (podendo seranimal, vegetal, de fungos, bactérias ou de um vírus) através do seu mapeamento.

Um destes projetos considerado como marco é o Projeto Genoma Humano que já está tendo um impacto na pesquisa de diversas áreas das ciências humanas, como potencial de lançar diversos desenvolvimentos científicos e comerciais.

O PGH tem como um objetivo principal construir uma série de diagramas descritivos de cada cromossomo humano, com resoluções cada vez mais apuradas.

Para isso, é necessário: dividir os cromossomos em fragmentos menores que possam ser propagados e caracterizados; e depois ordenar estes fragmentos, de forma a corresponderem a suas respectivas posições nos cromossomos (mapeamento).

Mapeamento de Genes

O Projeto Genoma Humano (PGH) é o mapeamento de todos os genes do ser humano, para descobrir quais são os causadores de certas doenças, como o câncer, por exemplo. Ele já conseguiu desse total de bases, somente 10% formam genes, ou seja, segmentos que codificam proteínas. Os 90% restantes constituem o junk DNA (DNA-lixo), que não apresenta função conhecida, sendo interpretado determinar a sequência dos 3 bilhões de letras na fita dupla do DNA. Contudo, como um resquício do processo evolutivo da espécie humana. O próximo passo do PGH é identificar os genes, separando-os do DNA-lixo. Finalmente chegaremos ao proteoma. Criado em 1994, o termo “proteoma” é usado para descrever todas as proteínas existentes na célula que atuam na determinação dos caracteres hereditários.

Alimentos Transgênicos

São alimentos produzidos a partir de organismos cujo embrião foi modificado em laboratório, pela inserção de pelo menos um gene de outra espécie. Alguns dos motivos de modificação desses alimentos são para que as plantas possam resistir às pragas (insetos, fungos, vírus, bactérias e outros) e a herbicidas. O mau uso de pesticidas pode causar riscos ambientais, tais como o aparecimento de plantas resistentes a herbicidas e a poluição dos terrenos e lençóis de água. O uso de herbicidas, inseticidas e outrosagrotóxicos pode diminuir com o uso dos transgênicos, já que eles tornam possível o uso de produtos químicos corretos para o problema. Uma lavoura convencional de soja pode utilizar até cinco aplicações de herbicida, enquanto que uma lavoura transgênica Roundup Ready (resistência ao herbicida glifosato) utiliza apenas uma aplicação.

Como são produzidos?

Os transgênicos são produzidos pela modificação genética. A modificação genética ou transgenia, também conhecida como engenharia genética. Na transgenia, seqüências do código genético são removidos de um ou mais organismos e inseridos em outro organismo, de espécie diferente. A principal implicação da transgenia é a quebra da barreira sexual entre diferentes espécies, permitindo cruzamentos impossíveis de ocorrerem naturalmente, como entre uma planta e um animal, uma bactéria e um vírus, um animal e um inseto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com