TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Momento De Torque

Ensaios: Momento De Torque. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

O assunto tratado neste relatório é sobre o pêndulo, o experimento foi realizado no laboratório, em grupo com o intuito de trabalhar em equipe realizando atividades práticas, desenvolvendo o raciocínio lógico e adquirindo conhecimentos práticos sobre a física e suas aplicações.

Pêndulo simples é um instrumento ou uma montagem que consiste num objeto que oscila em torno de um ponto fixo. O cordão executa movimentos alternados em torno da posição central, chamada posição de equilíbrio.

O movimento de um pêndulo simples envolve basicamente duas grandezas chamadas período (simbolizada por T): é o intervalo de tempo que o objeto leva para percorrer toda a trajetória (ou seja, retornar a sua posição original de lançamento, uma vez que o movimento pendular é periódico). Depois dessa grandeza, existe a frequência (f), numericamente igual ao inverso do período (f = 1 / T), e que, portanto se caracteriza pelo número de vezes (ciclos) que o objeto percorre a trajetória pendular num intervalo de tempo específico. A unidade da frequência no SI é o hertz, equivalente a um ciclo por segundo (1/s).

2. OBJETIVO

O objetivo deste experimento é calcular a frequência com que o pêndulo gira em torno de seu eixo levando em consideração fatores como: grau de inclinação de onde é solto o pêndulo; número de vezes que o mesmo percorre; e tempo gasto nesse deslocamento.

3. DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO

Materiais utilizados:

Uma haste de metal; um cordão; pesos; uma balança semi-analítica; um cronômetro; uma trena.

Procedimentos:

Pesar todos os pesos pra se obter a massa, fixar o cordão na haste do pêndulo, fixar os pesos ao cordão e ao pêndulo, medir a tamanho do cordão e anotar, determinar o número de vezes que o pêndulo irá se movimentar e anotar, soltar o pêndulo de um determinado ângulo e cronometrar o tempo gasto que o pêndulo levará para se mover em torno de seu eixo.

Discutir em grupo sobre os dados adquiridos, e concluir do quê depende o período do pêndulo.

A. Depende do tamanho da corda?

B. Depende da massa que dependurou na ponta?

C. Depende do ângulo?

D. Depende da cor?

T – PERÍODO – TEMPO GASTO PARA OSCILAÇÃOCOMPLETA.

F – NÚMERO DE VEZES / PELO TEMPO= FREQUÊNCIA

4. RESULTADOS

TENTATIVAS N° DE VEZES ÂNGULO TAMANHO DA CORDA PESO TEMPO

1°TENTATIVA 10 40° 47 cm 250,63g 13,81s

2°TENTATIVA 10 40° 47 cm 200,40g 13,29s

3°TENTATIVA 10 40° 47 cm 149,95g 13,35s

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com