TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Momento Fletor

Casos: Momento Fletor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  684 Visualizações

Página 1 de 3

Força cortante e momento fletor em resistências dos materiais

Uma barra submetida a forças externas e devidamente apoiada, constitui um sistema estático equilibrante, ou seja, possui uma força resultante (somatório de todas as forças que agem sobre ela, ativas e reativas) nula e um momento resultante (somatório das tendências de rotação, devido às forças atuantes, em torno de qualquer eixo) nulo. Isto quer dizer qua esta barra não pode se deslocar seja por translação, seja por rotação. Internamente, porém, esta barra sofre esforços, chamados esforços simples, ao longo de todo o seu comprimento, que tendem a deformar de diferentes formas as suas seções transversais. Estes esforços são as projeções da resultante e do momento resultante, apenas de um lado da seção considerada, sobre o eixo longitudinal da barra (eixo da barra) e sobre os eixos normais a ela que passam pela seção considerada. Assim temos o esforço normal que é a projeção das forças sobre o eixo da barra, cujo efeito é esticar (tração) ou encurtar a barra naquela seção; o esforço cortante que é a projeção das forças em um eixo normal ao eixo da barra, cujo efeito é cortar, como se fosse uma faca, a barra naquela seção (é o somatório de todas as projeções normais das forças que atuam de um lado da barra na seção considerada, e as forças que atuam do outro lado estão em sentido contrário; o momento fletor que é a projeção do momento resultante sobre um eixo normal ao da barra, que representa a tendência de deformar a barra, naquela seção, flexionando-a, ou seja, tentando rotacioná-la em torno do eixo normal; e o momento torsor, que é a projeção do momento resultante sobre o eixo da barra e representa a tendência de torcê-la, ou seja, rotacioná-la emtorno do seu eixo.

Em resumo, esforço cortante em uma seção de uma barra é a tendência de cortar a barra nesta seção, provocada pelas forças que atuam na barra, de um lado e de outro da seção considerada. E momento fletor ém uma seção de uma barra é o esforço que tende a deformá-la por flexão, girando-a em torno de um eixo normal ao eixo da barra, nesta seção (efeito de embarrigamento da barra).

Momento Torsor

Em engenharia, torção é a solicitação que se apresenta quando se aplica um momento sobre o eixo longitudinal de um elemento construtivo ou prisma mecânico, como podem ser eixos ou, em geral, elementos onde uma dimensão predomina sobre as outras duas, ainda que é possível encontrá-la em situações diversas.

A torsão se caracteriza geometricamente porque qualquer curva paralela ao eixo da peça deixa de estar contida no plano formado inicialmente pelas duas curvas. Em lugar disso uma curva paralela ao eixo se retorce ao redor dele (ver torção geométrica).

O estudo geral da torção é complicado porque sob esse tipo de solicitação a seção transversal de uma peça em geral se caracteriza por dois fenômenos:

1. Aparecem tensões tangenciais paralelas à seção transversal. Se estas são representadas por um campo vetorial suas linhas de fluxo"circulam" ao redor da seção.

2. Quando as tensões anteriores não estão distribuídas adequadamente, coisa que sucede sempre a menos que a seção tenha simetriacircular,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com