TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monteiro Lobato

Artigos Científicos: Monteiro Lobato. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

Monteiro Lobato

Numa casinha branca, lá sítio do Picapau Amarelo, mora uma velha de mais de 60 anos. Chama-se D. Benta. Quem passa pela estrada e a vê na varanda, de cestinha de costura ao colo é óculos de ouro na ponta do nariz, segue seu caminho pensando:

- Que tristeza viver, assim , tão sozinha neste deserto...

Mas engana-se. D. Benta é a mais feliz das avós, porque vive em companhia da neta Lúcia, a menina do narizinho arrebitado, ou Narizinho como todos dizem. Narizinho tem 7 anos, é morena como jambo, gosta muito de pipocas e já sabe fazer uns bolinhos de polvilho bem gostosos.

Na casa, ainda existem duas pessoas: Tia Nastácia, negra de estimação, que carregou Lúcia em pequena, e Emília, uma boneca de pano, bastante desajeitada de corpo.

Emília foi feita por Tia Nastácia, com olhos de retrós preto e sobrancelha tão lá em cima, que é ver uma bruxa. Apesar disso, Narizinho gosta muito dela, não almoça nem janta sem a ter ao lado, nem se deita sem primeiro acomodá-la numa redinha entre dois pés da cadeira.

Além da boneca, o outro encanto da menina é o ribeirão que passa pelos fundos do pomar. Suas águas, muito apressadinhas e mexeriqueiras, correm por entre pedras negras de limo,que Lúcia chama “tias Nastácias do rio”.

Todas as tardes, Lúcia toma a boneca e vai passear à beira d`água, onde se senta na raiz do velho ingazeiro, para dar farelo de pão aos lambaris.

Não há peixe do rio que não a conheça; assim que ela aparece, todos acodem numa grande faminteza.

Os miúdos chegam pertinho, os graúdos parecem que desconfiam da boneca, pois ficam ressabiados a espiar de longe. E nesse divertimento, leva a menina horas, até que Tia Nastácia aparece no pomar e grita com sua voz sossegada:

- Narizinho, vovó está chamando!.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com