TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação De Gestores

Trabalho Escolar: Motivação De Gestores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  1.493 Palavras (6 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 6

Tema

"TURNOVER" é um termo da língua inglesa que significa "virada", "renovação", "reversão", sendo utilizado em diferentes contextos. É muito usado na área de Recursos Humanos para designar a rotatividade de pessoal em uma organização, ou seja, entrada e saída de funcionários.

Tecnicamente o "TURNOVER" pode ser ocasionado por vários fatores:

• Recrutamento e seleção com problemas;

• Problemas com clima organizacional;

• Remuneração e benefícios insuficientes;

• Mercado de trabalho aquecido;

• Rotinas sem desafios;

• Falta de reconhecimento;

• Entre outros.

Introdução

A rotatividade de funcionários (turn over) é sem duvida um elemento que demanda no dia-a-dia corporativo, sobrecarga de trabalho e descumprimento do acordo de contratação.

Podemos ter dois tipos de rotatividade: aquela que é gerada pela empresa quando esta toma a decisão de desligamento e aquela que é gerada pelos funcionários, quando estes decidem se desligar das empresas.

Procuramos para essa pesquisa identificar a rotatividade gerada pelas pessoas, ou seja, aquela que pode ser espontânea e que não tem relação direta com a vontade da empresa.

Em pesquisas feita pela Revista Época Negócios, foi detectados três fatores principais que geram o turn over pôr parte dos colaboradores que são:

• Falta de perspectiva de crescimento profissional;

• As relações de lideranças sem qualidade e com muito desgaste;

• Falta de incentivo e benefícios.

Com essa iniciativa de pesquisar sobre a rotatividade, nos do grupo, decidimos consultarmos as empresas que trabalhamos para identificar o “turn over” :

ANDRESSA

Empresa: Trofa

Fiz uma pesquisa em minha empresa para relatar o turn over. O resultado foi que o maior índice de rotatividade vem do Setor de Expedições. Por motivo de salário e dos líderes.

ROSEANE

Empresa Carlos Xavier & Cia Ltda.

A rotatividade da empresa que sou colaboradora, está sendo no Setor Operacional na parte de Serviços Gerais. A causa é devida pelo baixo salário, falta de benefícios e pôr ter que trabalhar aos sábados. A empresa teria que reaver os salários de todos os funcionários, pois os mesmos estão baixos em relação ao mercado, onde faz com que seus colaboradores, quando aparece uma oferta melhor, se desliguem da empresa.

GABRIELA

Empresa: Pan Hua Presentes Ltda.

A loja onde trabalho, é voltada para os lojistas, uma loja somente de atacado.

Os grandes problemas de turn over são: o salário baixo em relação ao mercado, falta de reconhecimento, desmotivação e a falta de identificação com os valores da empresa. Esses são os principais motivos da alta rotatividade em minha empresa.

FABIO

Empresa: Fundação Casa

O maior índice de rotatividade é dos Agentes de Apoio Técnico.

Para entrar na Fundação Casa os candidatos passam por concurso publico, e quando entram vão direto para esse setor.

Os novos funcionários terão que ficar no pátio lidando com os menores infratores, sem ter experiência nenhuma, e sem ter algum tipo de treinamento, aprende o oficio na hora com os veteranos da casa.

O fator que fazem eles saírem é o fato de lidar diretamente com os menores infratores, pois a maioria tem medo dos mesmos, e até temem por acontecer algo como, por exemplo, uma Rebelião.

O salário também é um fator que leva os funcionários a desistir do cargo, pois os salários de quem trabalha a mais tempo é maior de quem esta iniciando na Fundação Casa, e os novos contratados querer crescer rapidamente e não tem paciência de passar pelas fases necessárias para o crescimento e acabam desistindo das suas funções.

AMÁBILE

A empresa aonde trabalho é uma agência de promoção voltada para vendas de varejo em lojas, supermercados e shoppings, a Rotatividade é alta porque os funcionários estão insatisfeitos com o salário, benefícios e com muitas cobranças e poucos resultados em relação à empresa e com todos esses problemas os colaboradores acabam pedindo demissão.

E com toda essa Rotatividade acaba sendo um problema para a empresa porque os funcionários de Recrutamento e Seleção se preocupam novamente em fazer todo o processo de seleção de pessoal, entrevistas e escolher o perfil adequado para a vaga.

ROSENI:

Empresa: Altamira

O nosso departamento onde se encontra a maior rotatividade é no departamento de SOLDA.

Durante a pesquisa feita na empresa observamos que a rotatividade se dá devido à rigidez do encarregado, e pela indiferença no qual ele trata os seus subordinados.

Neste caso eu acredito que para se resolver esse problema é necessário que o RH se faça presente e converse com o encarregado para saber o que está acontecendo se for o caso coloca-lo para fazer alguns cursos e se for necessário substitui o mesmo.

JANAINA:

Empresa: Accounting Sistems – Soluções Empresariais

Estive observando na empresa em que trabalho, que há uma grande rotação no setor de contabilidade. Os profissionais não estão sendo impulsionados a sair por salário baixo, ou mesmo pôr falta de benefícios, sim pelo fato de um dos responsáveis acredita que pôr ser superior pode os tratar de qualquer maneira, ou seja, ofender, fazer brincadeirinhas que não agradam mesmo assim sair impune de tais atitudes. Um exemplo que posso dar que esta no auge do assunto é de um colega que tem vivenciado o caso. Ele anda desmotivado e não sente vontade de ir para o escritório, em uma brincadeira feita pelo responsável onde envolvia o nome deste meu colega, que prefiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com