TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motor De Corrente Alternada

Dissertações: Motor De Corrente Alternada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  1.279 Palavras (6 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

O motor elétrico é um equipamento rotativo que funciona a partir da energia elétrica, a base do funcionamento desse motor é o eletromagnetismo, dentro da carcaça dos motores elétricos, estão dispositivos ao redor do eixo que irão girar. Os motores elétricos de corrente alternada dispõe de inúmeras vantagens sobre outros, tais como, fácil manuseio, fácil manutenção, mobilidade, limpeza, baixo custo e etc.

O principio fundamental de todos os motores eletromagnéticos é que ao energizar as bobinas ou os imãs de um motor ele estará produzindo uma força mecânica que no caso seria o “torque”.

Torque é a rotação inicial de um motor elétrico de corrente alternada, o torque ou momento é a partida do motor, momento em que são produzidas forças de repulsão e atração que puxam e empurram fazendo assim girar as partes moveis do motor, depois que o motor chega a uma determinada velocidade esse torque volta a ser zero.

Os pólos eletromagnéticos de um motor elétrico não permanecem estáticos, eles mudam de carga, fazendo assim existir continuidade de rotação no eixo do motor ou a parte que está imersa em força eletromagnética, fazendo esta girar todo momento que houver energia presente.

Identificação

Estes motores podem ser divididos, num primeiro momento, em síncronos e assíncronos, sendo que, este último, sofre escorregamento conforme a intensidade de carga (i.e., oscila a rotação), contudo, são a esmagadora maioria nas indústrias.

Uma outra grande divisão dentre os motores CA (de corrente alternada), são em trifásicos e monofásicos. A diferença entre estes dois tipos de alimentação alteram profundamente a versatilidade e performance do motor, sendo, os monofásicos, muito mais limitados e necessitados de capacitores de partida, senão, não conseguem vencer a inércia.

Os motores de corrente alternada têm outras muitas divisões todas elas mundialmente normalizadas, dentre as mais comuns temos: motor de dupla polaridade, o qual pode rodar em duas velocidades diferentes em detrimento da potência, motor de eixo-duplo, com uma saída para cada lado.

Motores de corrente alternada síncronos

O motor síncrono AC usa eletroímãs como estatores para fazer

girar o rotor que é um ímã permanente. O rotor gira com freqüência igual ou múltipla daquela da AC aplicada.

Este motor é essencialmente idêntico a um gerador elétrico; realmente, geradores e motores têm configurações bastante próximas. Um gerador usa do trabalho mecânico para produzir a energia elétrica enquanto que um motor usa a energia elétrica para produzir trabalho mecânico. O rotor é um ímã permanente que gira entre dois eletroímãs estacionários.

Como os eletroímãs são alimentados por corrente alternada, seus pólos invertem suas polaridades conforme o sentido da corrente inverte. O rotor gira enquanto seu pólo norte é 'puxado' primeiramente para o eletroímã esquerdo e 'empurrado' pelo eletroímã direito. Cada vez que o pólo norte do rotor está a ponto de alcançar o pólo sul de um eletroímã estacionário, a corrente inverte e esse pólo sul transforma-se um pólo norte. O rotor gira continuamente, terminando uma volta para cada ciclo da corrente alternada. Como sua rotação é perfeitamente sincronizada com as reversões da C.A, este motor é denominado 'motor elétrico síncrono da C. A.'. O motor da bomba d'água de máquinas de lavar roupa, por exemplo, são desse tipo. Os motores de C.A síncronos são usados somente quando uma velocidade angular constante é essencial para o projeto.

Entretanto, os motores síncronos ilustram um ponto importante sobre motores e geradores: são, essencialmente, os mesmos dispositivos. Se você conectar um motor C.A síncrono à rede elétrica domiciliar e o deixar girar, extrairá energia do circuito elétrico e fornecerá trabalho mecânico. Mas, se você ligar uma lâmpada incandescente no cordão de força que sai desse mesmo motor e girar bem rapidamente seu rotor (com um sistema de rodas acopladas e manivela), gerará 'eletricidade' e a lâmpada acenderá.

Ligação

A ligação do motor é definida pelas caraceterisitcas do produto adquirido e para a finalidade que foi adquirido o motor, algumas empresas mostram em seus manuais alguns tipos de instalações como pode ser visto na figura abaixo.

Instalação

Um motor de polos sombreados tem um torque de partida fraco, esse tipo de motor tem três fios, sendo um deles o aterramento. O vermelho (fase) liga-se ao interruptor; o fio azul-claro é o neutro e o fio verde é aterrado junto ao parafuso na carcaça do equipamento. Esses motores normalmente são de 120 Volts.

A fiação de um motor de fase dividida, ou com capacitor de partida, requer o uso de um relé. Existe um enrolamento de partida e um de regime permanente. O terminal do enrolamento de partida é ligado ao relé. O relé de partida irá desligar seu circuito quando o motor atingir cerca de 80% da sua velocidade nominal. Esse circuito oferece ao motor um impulso extra para arrancar. A fiação de motor de dois capacitores usa um capacitor de regime permanente que opera em tempo integral. Ainda há um enrolamento de partida e um de regime permanente, mas que não têm um relé no circuito. O fio vermelho (terminal de partida) se conecta ao capacitor; o outro fio vermelho (terminal de regime permanente) é conectado à tensão de linha (interruptor, relé). O fio azul-claro se conecta ao neutro da linha de 120 V ou ao outro lado do dispositivo de partida.

Partida

Dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com