TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimento é circular e homogêneo

Resenha: Movimento é circular e homogêneo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Resenha  •  248 Palavras (1 Páginas)  •  146 Visualizações

Quando o movimento é circular e uniforme, o tempo gasto pelo corpo para completar uma volta é constante e em intervalos de tempo iguais o móvel retorna à mesma posição com a mesma velocidade vetorial, o movimento é periódico. Exemplos:

Período (T) de um movimento circular uniforme (MCU) – definido como sendo o tempo que o móvel demora para efetuar uma volta completa (ciclo). Como o MCU é um movimento periódico, esse tempo é constante e representado pela letra (T).

Assim, por exemplo, o período do ponteiro das horas de um relógio é 12h, o dos minutos, 1h ou 60minutos e o dos segundos, 60 segundos. O período de rotação da Terra é de 24 horas, etc. Quando expressa no Sistema Internacional de Unidades (SI), o período deve ser medido em segundos (s).

Freqüência (f) de um MCU – definida com sendo o número de voltas completas (ciclos) que um móvel ou ponto material efetua na unidade de tempo.

Assim, por exemplo, se a hélice de um ventilador está se movendo com freqüência de 6 ciclos por segundo, cada ponto dela está efetuando duas voltas completas por segundo.

Unidades de frequência no SI – são normalmente usadas: (voltas)/s, ou (ciclos)/s, (oscilações)/s ou ainda (vibrações)/s, às quais denomina-se hertz, cujo símbolo é Hz

Utiliza-se também as unidades:

O que você deve saber

Algumas vezes pode surgir também como unidade de freqüência a rpm (rotações por minuto), cuja relação com o Hz é: 1Hz=60rpm

A freqüência (F) está relacionada com o período(T) por:

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com