TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Movimento Circular Uniforme (MCU)

Artigo: O Movimento Circular Uniforme (MCU). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  Artigo  •  217 Palavras (1 Páginas)  •  865 Visualizações

UNIFORME

O Movimento Circular Uniforme (MCU) acontece quando sua trajetória é uma circunferência e o módulo de sua velocidade permanece constante, embora a velocidade não varie a partícula está acelerando. Relembrando, entretanto que a velocidade é um vetor, não um escalar, desse modo se a velocidade muda apenas de direção, ainda há uma aceleração, pois acontece no movimento circular uniforme.

Em nosso cotidiano é comum observarmos o movimento realizado por ventiladores, rodas de carros e também pelo liquidificador. Todos esses são exemplos de aparelhos que utilizam o MCU.

Considerando esses casos, quando a velocidade do móvel ocorre de forma curvilínea (curva) ou circular teremos a análise da velocidade angular, descreve uma curva circular com velocidade constante percorrendo o arco AB, ocorrendo assim, uma velocidade como no exemplo abaixo:

Observando os exemplos atentamente, esse movimento será possível perceber que, quando o móvel percorre o arco AB, além de sofrer o deslocamento ΔS, ele também varre um ângulo ΔΘ.

Quando um móvel executa um movimento curvilíneo ou circular também deve se considerar uma segunda velocidade que não aparece nos movimentos retilíneos. Essa velocidade é a velocidade angular e ela está ligada ao movimento de rotação. Por isso o cálculo é executado com a seguinte fórmula:

ω=ΔΘΔt

A velocidade linear e a velocidade angular se relacionam por uma das expressões mais importantes do movimento circular:

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com