TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME

Dissertações: MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  2.223 Visualizações

Página 1 de 4

UVA – Universidade Estadual Vale do Acaraú

Disciplina: Física 1 Curso: Química

Professor: Joel Silva Moreira Semestre: 2013.2

2ª AP

Aluno:_________________________________________________________

1) Um projétil é atirado horizontalmente de uma arma que está 45,0 m acima de um terreno plano, emergindo da arma com uma velocidade de 250 m/s. a) Por quanto tempo o projétil permanece no ar? b) A que distância horizontal do ponto do disparo ele atinge o terreno?

2) A velocidade de lançamento de um projétil é cinco vezes sua velocidade em sua altura máxima. Encontre o ângulo de lançamento 0.

3) Na Figura 1, uma pedra é projetada sobre um rochedo íngreme de altura h com velocidade inicial de 42,0 m/s direcionada em um ângulo  = 60,00 acima da horizontal. A pedra cai em um ponto A 5,50 s após o lançamento. Encontre a) a altura h do rochedo e b) a altura máxima H alcançada acima do chão

Figura 1.

4) Uma bola de futebol é chutada do chão com uma velocidade inicial de 19,5 m/s fazendo um ângulo para cima de 45º. Naquele instante, um jogador a 55 m de distância na direção do chute começa a correr para receber a bola. Qual deve ser sua velocidade média para que ele alcance a bola imediatamente antes de ela tocar no chão?

5) Uma pequena bola rola horizontalmente sobre uma mesa de 1,20 m de altura até cair após alcançar sua borda. Ela atinge o piso em um ponto horizontalmente a 1,52 m da borda da mesa. a) Por quanto tempo a bola fica no ar? b) Qual é sua velocidade no instante em que ela deixa a mesa?

6) Um ventilador completa 1200 revoluções a cada minuto. Qual é o período do movimento?

7) Qual é o módulo da aceleração de um velocista correndo a 4 m/s quando contorna uma curva com um raio de 2 m?

8) Um garoto rodopia uma pedra em um círculo horizontal de raio 1,5 m a uma altura de 2,0 m do nível do chão. O cordão se parte e a pedra voa horizontalmente até bater no chão depois de se deslocar por uma distância horizontal de 10 m. Qual é o módulo da aceleração centrípeta da pedra durante o movimento circular?

9)Uma partícula se move em movimento circular uniforme, sobre um plano horizontal xy. Em um certo instante ela passa pelo ponto de coordenadas (4,00 m, 4,00 m) com uma velocidade de – 5,00i m/s e uma aceleração de 12,5j m/s2. Quais são as coordenadas a) x e b) y do centro da trajetória circular?

10) Um fanático por aceleração centrípeta desloca-se em movimento circular uniforme com período T = 2 s e raio r = 3 m. Em t1 sua aceleração é a = (6m/s2)i + (-4m/s2)j. Naquele instante, quais são os valores de a) v . a e b) r x a?

Respostas

1)Dados:

Vi=250m/s(na horizontal)

Vi=0(na vertical)

g=10m/s²

a)O projétil só parará quando atingir o chão, então

∆s = Vot + (gt²)/2

45 = 0*t + (10*t²)/2

t = 3s

Portanto o tempo de vôo será: 3s

b)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com