TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudanças Do Balanço Patrimonial

Ensaios: Mudanças Do Balanço Patrimonial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

No mundo dos negócios é cada vez mais preciso que as empresas estabeleçam uma única forma de comunicação, para facilidade de acordos. Várioas países buscam a convergência das normas nacionais de contabilidade, inclusive o Brasil tem buscado esta padronização, Com esse propósito, as leis n° 11.638/07 e n° 11.941/09 surgiram para que o Brasil pudesse promover a internacionalização das normas contábeis.

Resumo: Mudanças na Estruturação do Balanço Patrimonial.

Entende-se que o balanço patrimonial é uma demonstração contábil com finalidade em demonstrar a posição contábil, financeira de um grupo em uma determinada data, deste modo o balanço patrimonial é formado por ativo, que é o conjunto de bens e direitos do proprietário da empresa, passivo é o mesmo que exigibilidades e obrigações, ou seja, são os valores que a empresa tem a obrigação de pagar a terceiros e por fim o patrimônio liquido que é a diferença entre o ativo e o passivo de uma empresa, e representa os recursos dos investidores na empresa e os lucros gerados pela mesma e não distribuídos.

Primeiramento em 1976 foi implementada a lei n° 6.404, mas a mesma impedia que o país se ajustasse rapidamente as normas internacionais, por este motivo foi criada a lei n° 11.638 aprovada em 2007, alterou artigos previstos na lei n° 6.404/76. Posteriormente, a lei n° 11.941/09, conversão da M.P. 449/08, foi aprovada para algumas adequações em relação à normas previstas na lei aprovada em 2007.

O balanço patrimonial tem por finalidade apresentar a posição contábil, financeira e econômica de uma entidade, este apresenta os ativos (bens e direitos), passivos (exigibilidades e obrigações) e patrimônio liquido (diferença entre o total de ativos e passivos).

Inicialmente o Ativo era dividido em ativo circulante, ativo realizável em longo prazo e ativo permanente, o qual era subdividido em investimentos, ativo imobilizado e ativo diferido, com o aperfeiçoamento da lei n° 11.941/09, o ativo passou a ser dividido em ativo circulante e ativo não-circulante, o qual é composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível. Já as mudanças do passivo foram, suas contas eram classificadas em passivo circulante, passivo exigível em longo prazo e resultados de exercícios futuros e posteriormente o passivo passou a ser dividido em passivo circulante e passivo não-circulante. Assim, o passivo exigível em longo prazo foi substituído pelo passivo não-circulante e o resultado de exercícios futuros foi revogado.

O patrimônio líquido não sofreu alterações quanto à classificação de seus elementos, entretanto foram incluídas algumas modificações pela lei n° 11.941/09, em 1976, o patrimônio líquido era divido em capital social, reservas de capital, reservas de reavaliação, reservas de lucros e lucros ou prejuízos acumulados. Com a redação da lei n° 11.638/07 incluída pela lei n° 11.941/09, o patrimônio líquido passou a ser dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.

Conclusão

A contabilidade é uma das mais antigas ciências estudadas pelo ser humano, conceituada como método de identificar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com