TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudanças No Perfil Do Trabalhador

Casos: Mudanças No Perfil Do Trabalhador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/7/2014  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

Mudanças no perfil do trabalhador

As mudanças no mercado de trabalho fazem parte da evolução da vida, mas o que assusta é a velocidade com que essas transformações acontecem e como atinge a todos.

O desenvolvimento tecnológico impulsiona a todo instante o aumento da produtividade com maior qualidade e menor custo e a sobrevivência das empresas depende da capacidade de absorver e processar essas mudanças transformando-as em insumo competitivo com rapidez.

A busca pelo conhecimento e a constante qualificação, faz com que o profissional, esteja ciente de tudo o que acontece ao seu redor e saiba administrar as situações adversas que vierem à tona.

O surgimento de novas profissões e a renovação das funções de cargos antigos amoldaram o novo perfil dos trabalhadores, que é caracterizado pelos seguintes aspectos:

- Ter pleno conhecimento da língua materna e seus usos sociais, sabendo se comunicar com clareza e objetividade;

- Dominar as novas tecnologias;

- Saber uma segunda língua é recomendável;

- Manter bom relacionamento com as pessoas;

- Demonstrar interesse pelo bem estar da sociedade e participar das decisões que a envolva;

- Ser flexível;

- Estar em constante aprendizado, tanto no local de trabalho como em locais de ensino sistematizado, buscando se aprimorar sempre;

Percebemos assim que a nova realidade que se apresenta, cria um novo conceito de emprego para os próximos anos: a empregabilidade, que podemos definir como um conjunto de conhecimentos, possibilidades, comportamentos e relações que tornam o profissional necessário não apenas para uma, mas para toda e qualquer organização.

Hoje, mais importante que apenas obter um emprego é torna-se empregável, manter-se competitivo em um mercado em mutação. Preparar-se inclusive, para várias carreiras e diferentes trabalhos às vezes até simultâneos.

Os trabalhadores no Brasil desenvolvem hoje estratégias pessoais para incremento da sua empregabilidade, tendo em vista o novo cenário de globalização, visando desenvolver o seu nível de empregabilidade e adequá-los asnecessidades exigidas pelo cenário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com