TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Muher E O Voto

Casos: Muher E O Voto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

As francesas votaram pela primeira vez no dia 29 de abril de 1945, por ocasião das eleições municipais, e em seguida, alguns meses mais tarde, no dia 21 de outubro de 1945, participaram do escrutínio nacional.

O decreto de 21 de abril de 1944 do governo provisório do general De Gaulle em Argel estipulava que «as mulheres são eleitoras e elegíveis nas mesmas condições que os homens». Dois anos e meio depois, o preâmbulo da Constituição de 27 de outubro de 1946inscreveu esse princípio entre os princípios fundamentais da República: «a lei garante à mulher, em todos os campos, direitos iguais aos do homem».

Embora a França tivesse sido um dos primeiros países a instaurar o sufrágio universal masculino, foi preciso um longo processo para que esse direito fosse estendido às mulheres.

O direito de voto foi num primeiro momento reservado aos proprietários de sexo masculino. As mulheres foram excluídas, pois, acreditava-se, sua dependência econômica as impedia de exercer uma escolha livre. Assim, sob o Antigo Regime, só as viúvas dotadas de um feudo e as abadessas podiam eleger seus representantes nos Estados Gerais

Durante a Revolução, sendo as mulheres consideradas «cidadãos passivos» e apesar do apelo de Condorcet, elas foram excluídas do direito de voto. Exclusão mantida pela Constituição de 1791. OCódigo Civil de 1804 dava-lhes, sem dúvida, alguns direitos civis, mas lhes recusava a cidadania política.

No século XIX e no começo do século XX, mudaram os argumentos aventados: os deveres de mãe e de esposa seriam incompatíveis com o exercício do direito de voto, mas, principalmente, num contexto de hostilidade entre os partidários de uma República laica e a Igreja Católica, as mulheres foram julgadas sob influência clerical e imaturas politicamente.

Da «Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã» de Olympe de Gouges (1791) às ações das «suffragettes» e às organizações como a Liga Francesa pelo Direito das Mulheres (1882) e a União Francesa pelo Direito das Mulheres (1905), as mulheres lutariam para obter o direito de voto, etapa principal no caminho da paridade e da igualdade com os homens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com