TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mulheres No Mercado De Trabalho

Trabalho Escolar: Mulheres No Mercado De Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 3

A EVOLUÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

Introdução

Tudo iniciou com a 1º e 2º guerras mundiais em que as mulheres tiveram que assumir a posição dos homens no mercado de trabalho. Com a consolidação do sistema capitalista no século XIX algumas leis passaram a beneficiar as mulheres, mesmo com essas conquistas algumas explorações continuaram a existir através da evolução dos tempos modernos as mulheres conquistaram seu espaço. As estatísticas apontam que há mais mulheres do que homens no Brasil, mostram também que elas vem conseguindo emprego com mais facilidade e que seus rendimentos, crescem a ritmo mais acelerado que os homens.

Mesmo com todas essas evoluções da mulher no mercado de trabalho, ela ainda não se encontra em condição de vantagem em relação ao homem, pois continua existindo muito preconceito e descriminação, mas principalmente desigualdade salarial entre homens e mulheres. As convenções do início do século, ditavam que o marido era provedor do lar, a mulher não precisava e não deveria ganhar dinheiro, as que ficavam viúvas, ou eram de uma elite empobrecida e precisava se virar para sustentar os filhos faziam doces, bordados e crivos, davam aulas de piano mas além de pouco valorizadas essas atividades eram mal vistas pela sociedade. Mesmo assim algumas conseguiram transpor as barreiras do papel de ser apenas mãe e dona do lar, ficou para trás a partir da década de 70 quando as mulheres foram conquistando um espaço maior no mercado de trabalho. O mundo anda apostando em valores femininos como a capacidade de trabalho em equipe, contra o antigo individualismo a persuasão em exposição ao autoritarismo e a cooperação no lugar da competição.

As mulheres ocupam postos nos tribunais superiores nos ministérios, no topo de grandes empresas, em organizações de pesquisa de tecnologia de ponta, pilotam jatos, comandam tropas, perfuram poços de petróleo.

História mercado de trabalho

De acordo com o artigo 113 inciso 1 da constituição federal “REVOLUÇÃO DE 32” todos são iguais perante a lei. Mas será essa a realidade? Desde o século XVII quando o movimento feminista começou a adquirir características de ação política as mulheres vem tentando realmente colocar em pratica essa lei.

Pesquisas comprovam um fenômeno que não obedece fronteiras. Cresce o número de mulheres em postos diretivos nas empresas. No Brasil as mulheres são 41% da força do trabalho, mas ocupam somente 24% dos campos de gerência. O balanço anual da gazeta mercantil revela que a parcela de mulheres nos campos executivos das 300 maiores empresas brasileiras subiu de 8% em 1991 para 13% 2007 no geral entretanto, as mulheres brasileiras recebem em média o correspondente a 71% do salário dos homens. Os estudos mostram que no universo do trabalho as mulheres são ainda preferidas para funções de rotina, pois seus rendimentos crescem a um ritmo mais acelerado que a dos homens. Porem sofrem mais do que os homens com estresse de uma carreira, pois as pressões do trabalho fora de casa de duplicam. As mulheres dedicam-se tanto ao trabalho quanto o homem e quando volta para casa instintivamente dedicam-se com a mesma intensidade ao trabalho doméstico, embora alguns homens ajudem em casa não chegam nem perto da energia que a mulher tende a dar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com