TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mulheres No Mercado De Trabalho

Casos: Mulheres No Mercado De Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 4

ENTRADA DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

Cada vez mais se nota que com o passar dos anos a mulher pouco a pouco vem conquistando seu espaço no mercado que cada dia esta mais competitivo. E para ingressar nesse mercado de trabalho a mulher teve muitos desafios para enfrentar e uma delas era a cultura e o preconceitos das pessoa que achava que a mulher só servia para trabalhar com serviços domésticos ou com algum tipo de atividade artesanal e mesmo assim esse tipo de atividade não era bem vista pela sociedade. Elas tiveram que mudar seu jeito de agir buscando assim a igualdade com os homens.

Segundo ( ARAUJO, 2004 ) ,a conquista da mulher por um espaço no mercado de trabalho começou com a I e II Guerras Mundiais quando os homens foram para as frentes de batalha e as mulheres passaram a assumir os negócios da família e a posição dos homens no mercado de trabalho. Mas a guerra acabou, e com ela a vida de muitos homens que lutaram pelo país. Alguns dos que sobreviveram ao conflito foram mutilados e impossibilitados de voltar ao trabalho. Foi nesse momento que as mulheres sentiram-se na obrigação de deixar a casa e os filhos para levar adiante os projetos e o trabalho que eram realizados pelos seus maridos.

O aprofundamento da acumulação capitalista - que se fez por meio do desenvolvimento sem par das forças materiais de produção e da sociedade de consumo -, a elevação do nível educacional e de informação das massas - através da expansão do ensino e das novas técnicas de comunicação e de urbanização foram alguns dos fatores decisivos para provocar as transformações na divisão sexual do trabalho típicas do início do capitalismo industrial. As mulheres começaram a participar de forma cada vez mais legítima de um espaço antes reservado apenas aos indivíduos do gênero masculino, nas atividades profissionais, educacionais, políticas etc.

Assim aos poucos a mulher foi entrando no mercado de trabalho lutando pelos seus direitos. Foram muitas conquista e uma delas foi o direito de votar e se candidatar para o governo. E apesar de toda essa evolução ainda havia desigualdade entre homens e mulheres, como salários menores e isso se da pela sociedade julgar que a mulher tem menos capacidade que os homens e essa discriminação ainda se faz presente nos tempos de hoje.

A PARTICIPACAO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

Cada vez mais cresce a participação da mulher no mercado de trabalho remunerado, elas começam a conquistar melhores cargos e em algumas situações chega a ser a principal fonte de renda familiar. Segundo dados do IBGE, na década de 70, as mulheres representavam 21% da força de trabalho disponível no Brasil, já no último relatório de 2007 este índice subiu para 45%.

A presença feminina é mais encontrada na área administrativa publica com 22,6% em 2011. E as atividades que tiveram maior aumento no mercado foi nas áreas comercias com 32,8% e empresariais com 37,3%, com relação a 2003. O serviço doméstico apesar da grande queda em prestação de serviço, ainda predomina a mão de obra feminina com 94,8% idêntico ao de 2003.

Alguns estudo mostra que o aumento das mulheres no mercado tem vários motivos e um deles é a menor taxa de fecundidade, muitas mulheres estão tendo filhos mas tardes ou ate mesmo optando por não te-los podendo assim se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com