TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mulheres No Mercado De Trabalho (econometria)

Monografias: Mulheres No Mercado De Trabalho (econometria). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  2.393 Palavras (10 Páginas)  •  1.270 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

No decorrer dos anos, houve mudanças significativas no campo cultural e econômico da sociedade brasileira e mundial. Um dos reflexos dessa mudança e a inserção das mulheres no mercado de trabalho, a participação dessas vem aumentando significativamente nas últimas décadas, concomitantemente, as empresas estão passando por uma evolução em sua base que busca cada vez mais a equidade de salários entre homens e mulheres, já que esses na sociedade atual vem competindo ao mesmo nível de profissionalismo diferentemente do cenário de algumas décadas atrás, hoje as mulheres passaram a desejar não só mais dependência financeira , mas também maior poder decisório dentro da família .

Dentro deste novo cenário ha uma paradoxo, de um lado temos claro o fato de que a participação feminina no Mercado de trabalho cresceu, e de outro vemos a disparidade entre os salários de homens e mulheres diminuir. A inserção da mulher no mercado de trabalho ao longo do tempo ocasionou mudanças, uma vez que se tornou necessária a decisão entre a alocação do tempo destinado aos afazeres domésticos e profissionais.

Embora de maneira lenta, o espaço da mulher brasileira no mercado e na economia Nacional vem progressivamente crescendo de acordo com a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicilio (PNAD), as mulheres no Brasil passaram a participar de aproximadamente 50% do mercado de trabalho em 2002, contrastando com a participação de 18% referente à década de 70.

Vale ressaltar, no entanto, que apesar da expansão das oportunidades de trabalho na economia brasileira e do incentivo à igualdade dos sexos perante os direitos do trabalho garantidos pela Constituição, a desigualdade salarial entre mulheres e homens se faz presente.

Este estudo tem como objetivo um estudo mais profundo das disparidades dos salários entre homens e mulheres no atual cenário econômico e social, observando assim também a sua evolução. Esta analise será fundamentada em fatores de analise comuns a ambos os grupo , como por exemplo, escolaridade, idade, experiência entre outros diversos, outro fundamento de base importante eh o método de Oaxaca (1973) , a técnica de decomposição utilizada neste método separa o salario em duas partes diferentes: uma parte que eh influenciada por diferentes qualificações e credenciais como por exemplo, anos de escolaridade, e outra parte que eh influenciada pelo favorecimento de um grupo em detrimento de outro. A disparidade dos salários entre homens e mulheres são explicadas da mesma forma que para com analise salariais, podem portanto representar somente discriminação sexual como também podem incluir outras influencias não explicitadas no modelo. Esse método foi importante para que características individuais dos diferentes indivíduos em analise fosse levado em consideração no estudo.

REVISÃO DE LITERATURA

Nesse trabalho utilizamos alguns papers de base para nossa analise, o primeiro paper utilizado foi “Participação no mercado de trabalho e no trabalho doméstico: homens e mulheres têm condições iguais?” realizada por Regina Madalozzo, Sérgio Martins e Ludmila Shiratori. Nesse papear eles abordam as condições do mercado de trabalho entre homens e mulheres e a diferença entre esses dois gêneros levando em conta a influencia do trabalho doméstico. Sendo assim o papear resultou nas seguintes conclusões; as mulheres trabalham mais no âmbito familiar apesar de dedicarem seu tempo dentro e fora de casa sendo essa dedicação uma carga excessivamente mais alta em relação aos homens, foi constatado também que homens tem renda significativamente superior a das mulheres. Dessa forma foi levantada a hipótese de que a grade discriminação entre os gêneros esta fortemente relacionada aos papeis sociais que cada gênero desempenha.

Para chegar em tais conclusões foi levado em consideração quantidade de crianças na residência, presença de cônjuge, indicadores regionais do brasil, idade, anos de estudo, horas trabalhadas, horas trabalhadas remuneradas e por fim percentual que a renda do individuo representa do total da renda familiar. Algumas conclusões tiradas dessas variáveis foram quando maior a renda individual do homem ou da mulher menor será seu empenho no trabalho domestico, além disso, um aumento na educação possibilita uma maior negociação dos deveres e direitos dentro da família, já que os indivíduos tem consciência da existência da desigualdade dos sexos. O outro ponto abordado é que o trabalho domestico é considerado complementar ao trabalho de mercado, sendo assim uma forma de compensar parte da remuneração não recebida. Vale ressaltar por fim que a maior parte da diferença entre as jornadas dos dois sexos se da por características sociais e pessoais sendo assim não foram abordadas no estudo e que existe desigualdade em relação as condições de trabalho entre homens e mulheres.

A segunda pesquisa utilizada em nosso estudo é “A Participação Feminina no Mercado de Trabalho” de Sergei Soares e Rejane Sayuri Isaki. Eles abordam a questão do aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho desde de 1900 ate 1992 que subiu de 18% para 46%, segundo os autores tal fato pode ser explicado pelo aumento da eficiência da economia brasileira e o aumento da liberdade feminina. O estudo utilizou o modo quantitativo para os fatores mensuráveis que impulsionam o processo de crescimento da participação econômica das mulheres no mercado de trabalho brasileiro. Fica claro que a proporção da população feminina no mercado de trabalho de acordo com a faixa etária aumentou consideravelmente.

O aumento das mulheres no mercado de trabalho está principalmente relacionado ao aumento do numero de cônjuges no mercado de trabalho que não são chefes de domicilio e a busca de uma formação qualifica/educação das mulheres, o que segundo o estudo aumentou 8% na taxa de participação do gênero feminino no mercado de trabalho.

Portanto a partir das pesquisas acima buscamos uma forma de nos norteiar e esperar alguma resultados semelhantes em nossa própria pesquisa, além de nos ajudar a verificar a veracidade e intensidade de alguns fatores para explicar como o mercado brasileiro reconhece as mulheres, entendendo assim o porque da descriminação salarial entre homens e mulheres.

METODOLOGIA

Os dados utilizados em nossa pesquisa são provenientes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e a fonte principal é a Pesquisa Nacional de Amostras por Domicilio (2011), pesquisa representativa da população brasileira. Utilizamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com