TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multidisciplinaridade 2 Parte 1

Ensaios: Multidisciplinaridade 2 Parte 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

Froebel iniciou sua vida acadêmica na escola primária, depois entrou na Universidade de Lena, na qual despertou interesse por matemática, ciências naturais e arquitetura, após varias tentativas de buscar uma profissão de acordo com sua vocação, ele acabou por descobrir isso nas atividades educativas, a mesma correspondia a seus anseios.

“Friedrich Froebel criador dos jardins de infância defendia um ensino sem obrigações porque o aprendizado depende dos interesses de cada um e se faz por meio da pratica.”

A maior contribuição de Froebel para a educação esta acerca de seus estudos e metodologias praticas nos jardins de infância, do qual é considerado o iniciador, ele defende a importância da criança e a sua capacidade de aprender.

Para Froebel á escola é um espaço onde se deve aprender as coisas importantes da vida, os elementos essenciais da verdade, justiça, personalidade, responsabilidade entre outros valores para formar o caráter e a personalidade de cada individuo, ou seja de cada criança e para adquirir esses princípios se adquiri vivendo e não estudando.

E para que isso ocorra de uma forma natural para a criança aprender, Froebel aplicava atividades lúdicas e considerava muito a importância dos brinquedos e dos trabalhos manuais, gestuais e a historia contada pela professora, dessa forma a criança absorve mais fácil as informações, se aprende brincando.

Para Froebel Educação é um processo na qual o individuo adquiri a condição humana auto consciente harmoniosamente em relação á natureza e á sociedade. Froebel acreditava que em cada criança á um método natural que faz com que elas aprendam aquilo que elas se interessam por meio da pratica.

A Educação Infantil é indispensável para a formação da criança segundo Froebel, e o objetivo principal das atividades escolares nos jardins de infância era possibilitar brincadeiras criativas, que eram quase sempre ao ar livre para que as crianças pudessem interagir com o ambiente, tudo isso sempre acompanhado por musicas, e cantigas de roda, ele valoriza também a linguagem por se a primeira expressão do ser humano, a partir da fala se pode expressar os sentimentos, desejos, e o conhecimento, esses foram alguns pontos fundamentais da Pedagogia de Froebel.

O educador Froebel foi o primeiro a valorizar o brinquedo e as atividades lúdicas. Contudo pode se dizer que a Pedagogia de Froebel era considerada defensora da liberdade de expressão, para ele a criança não era um ser passivo, para ele a criança também era capaz de construir seu próprio conhecimento, o objetivo era extrair mais da criança do que colocar mais e mais dentro dela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com