TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multimididas Na Educação

Artigos Científicos: Multimididas Na Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 3

MULTIMÍDIAS NA EDUCAÇÃO

Nas últimas décadas presenciamos um rápido avanço da tecnologia. A cada dia estão surgindo novidades e melhorias nesta área, o que vem proporcionando grandes alterações no sistema comunicacional, incluindo a vida social das pessoas e a relação estabelecida entre o professor e o aluno no processo de ensino e aprendizagem.

Com a evolução acelerada da tecnologia as informações são renovadas e ampliadas constantemente, interferindo de forma considerável nos comportamentos pessoais e sociais das pessoas, principalmente no que se refere à forma de se relacionar, possibilitando amizades virtuais, aproximando pessoas, quebrando barreiras de distância e de tempo e contribuindo para a capacitação e formação profissional.

O desenvolvimento da tecnologia, principalmente no que se refere às multimídias, proporcionou o surgimento de uma nova forma de linguagem e comunicação, o que alterou consideravelmente a prática pedagógica e a relação estabelecida entre o conhecimento e o agente educacional, desafiando a Educação a assumir uma nova postura frente às modernidades tecnológicas e o processo de ensino.

Vale a pena ressaltar que concebemos como multimídias as tecnologias com suporte digital utilizadas para criar, manipular, armazenar e pesquisar conteúdos, privilegiando o uso dos diversos sentidos humanos, estimulando a formação de redes de saberes e de interações sociais.

A Multimídia está intrinsecamente relacionada ao uso de computadores utilizados para apresentar e combinar texto, imagem, áudio e vídeo com conexões e ferramentas que permitem a navegação, interação, criação e comunicação, além de ser extremamente relevante na socialização de aprendizagens e construções.

A multimídia é uma ferramenta com capacidade de realizar a conexão entre a imaginação humana e o mundo real, permitindo a criação de ideias e sua comunicação em diferentes níveis sensoriais e da interpretação humana.

Ao analisarmos o contexto social e tecnológico no qual a instituição educacional está inserida atualmente, não é mais possível que a escola fique alheia às modernidades tecnológicas, cada vez mais utilizadas pelos educandos no contexto social, já que a utilização de livros didáticos não é mais suficiente para que se proporcione aos educandos um ensino efetivamente de qualidade.

Portanto, a escola precisa abrir suas portas, selecionar e usufruir dos variados recursos multimídia disponíveis no mercado tecnológico, já que estes são extremamente importantes no dia-a-dia da sala de aula, aproximando os conhecimentos escolares da realidade na qual os alunos estão inseridos.

Além de auxiliar na disseminação de informações e conhecimentos nas mais diversas áreas do conhecimento humano, a multimídia se torna uma ferramenta extremamente eficaz no auxílio ao processo de ensino e aprendizagem, já que possibilita que os diversos agentes educacionais, professores, alunos, entre outros, realizem pesquisas e utilizem-se de metodologias diferenciadas para colaborar na construção do conhecimento.

A multimídia, cada vez mais, está conquistando espaço na área educacional sendo utilizada principalmente para mediar as ações de ensino e aprendizagem, ou seja, possibilita a materialização da fala do professor proporcionando melhor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com