TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multimídia Na Educaçao

Ensaios: Multimídia Na Educaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 3

A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA DA EDUCAÇÃO

Antigamente quando se falava em educação, lembrava-se da figura do professor como alguém ativo, possuidor de todo o saber e conhecimento, enquanto o aluno era figura passiva, ao qual cabia apenas absorver os conhecimentos passados pelo professor. Com o passar dos anos, houve uma gigantesca evolução tecnológica transformando a maneira de ensinar através dos meios de comunicação como rádio e televisão que influenciam a formação das crianças e agora, cada vez mais o computador e a internet estão despertando um papel importantíssimo no desenvolvimento educacional de nossos pequenos cidadãos. As formas tradicionais de compreender e de agir sobre o mundo estão sendo reestruturadas pelas novas possibilidades de educar utilizando as multimídias.

As influências que as multimídias trazem para a educação são enormes, pois com livre acesso a todo o tipo de mídia o professor consegue fazer seu planejamento cada vez mais atrativo aos alunos, através de pesquisas, projetos e dramatizações com metodologias diferenciadas. Dessa forma consegue fazer de suas aulas um momento de aprendizagem significativa e de maneira atraente, inovadora e criativa. Assim professor e aluno têm a oportunidade de comparar suas ideias.

Um bom exemplo da multimídia na educação é a TV Pendrive. A Secretaria da Educação do Estado do Paraná desde 2007 vem desenvolvendo projetos visando a integração de mídias afim de proporcionar a inclusão e o acesso de alunos e professores da rede pública estadual a essas tecnologias. Em 2007 aproximadamente 22 mil salas de aula receberam uma televisão de 29 polegadas cada, com entradas para DVD, cartão de memória e pendrive e saídas para caixas de som e projetor de multimídia. Cada professor recebeu um pendrive com capacidade suficiente para armazenar áudios, vídeos, imagens e animações para enriquecer suas aulas. Dentre os recursos disponibilizados estão: áudios e vídeos produzidos pela TV Paulo Freire e objetos de aprendizagem desenvolvidos pelo Multimeios. Dessa maneira, fica estabelecida uma integração de projetos envolvendo a tecnologia educacional e demais projetos da Secretaria da Educação que estão em mídia impressa, como o livro didático público, por exemplo.

Mais alguns exemplos das possibilidades que podem e devem ser utilizadas no ambiente escolar como instrumentos facilitadores do aprendizado: computadores conectados a internet, softwares de criação de sites, jogos eletrônicos, televisão a cabo, sistemas de rádio... Especialistas e educadores compreendem estas novas ferramentas como essenciais e indispensáveis nesta nova era da comunicação. Com esta evolução tecnológica, escola e professores passam a ter novas funções, adaptando o ensino a esses novos sistemas, criando ambientes de estudo, em que os alunos possam ser orientados sobre onde encontrar informações e como avaliar, analisar e organizar as mesmas.

Outra grande vantagem da multimídia na educação é a modalidade a distância, em que os estudantes têm a sua universidade no local onde estiver, com material didático, ferramentas de interação e teleaulas sempre a disposição. Com desenvolvimento flexível dos conteúdos e todos os instrumentos necessários para construir o aprendizado de forma significativa e competente. No próprio ambiente virtual o aluno realiza suas pesquisas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com