TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multimídias

Dissertações: Multimídias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

MULTIMÍDIAS NA EDUCAÇÃO

A utilização de recursos de tecnologias multimídia vem ganhando cada vez mais importância no campo educacional, sobretudo nos trabalhos do professor em sala de aula. Sua utilização como ferramenta de comunicação favorece a aprendizagem, apoia o processo de reflexão e de construção do conhecimento.

Neste sentido, Jonassen (1996) discorre que a questão determinante não é a tecnologia em si mesma, mas a forma de encarar essa mesma tecnologia, usando-a, sobretudo, como estratégia cognitiva de aprendizagem.

A educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essas novas tecnologias, vez que o intuito das tecnologias é melhorar o acesso tanto por alunos quanto por professores e desta forma melhorar os resultados do ensino e aprendizagem.

O objetivo principal na utilização do recurso multimídia é ilustrar um discurso, promover a associação de ideias na exposição de um assunto, estimular e despertar a curiosidade e a receptividade, tornar o tempo menos cansativo para alunos e ouvintes em geral, aumentando e atraindo o interesse destes pelo conhecimento. Esses sistemas devem ser utilizados como um elemento acessório na preparação e apresentação das aulas, um recurso didático para expor e ordenar os assuntos com a finalidade de facilitar a exposição dos conteúdos para transmitir o conhecimento, tendo assim maior abrangência nos conteúdos aplicados em sala de aula, com maiores tópicos e exemplos disponíveis.

Para tanto, torna-se necessário implementar novas tecnologias, bem como, efetuar a capacitação de professores em tecnologia educacional para que estes possam utilizar as técnicas de produção de multimídias para o ensino.

Dentre os mais variados recursos podemos citar a utilização de projetores de vídeo, equipamentos de áudio, aplicações computacionais e principalmente a internet.

Alguns softwares utilizados na educação permitem um trabalho colaborativo entre alunos e professores. A união de tecnologias através de recursos multimídia inseridos na estrutura de mapas conceituais, por meio da internet, aplica a contextualização das metodologias de aprendizagens significativa, colaborativa e construcionista. Os mapas conceituais são ferramentas de considerável importância para a aprendizagem, servem de suporte para outros métodos de aprendizagem e multimídia, possibilitando a inserção de vídeos, fotos, links em sua estrutura, tendo assim o professor um material mais completo, e o aluno maior acessibilidade e dinâmica na aprendizagem. Para o professor vai mais longe, ele também pode fazer registros, avaliações do rendimento e acompanhamento de seus alunos nas disciplinas curriculares.

As redes estimulam a habilidade de comunicação e a aprendizagem. Quebra os paradigmas já existentes, onde até mesmo o aluno portador de necessidades especiais se beneficia tendo acesso aos programas que facilitam o aprendizado e a superação das diversas deficiências.

Desde muito cedo-se pode incorporar essa ferramenta no dia-a-dia dos pequeninos através de imagens, sons e vídeos para aguçar os sentidos e proporcionar o desenvolvimento das múltiplas inteligências e de entretenimento e diversão.

O cerne da questão está no uso destes recursos de forma eficaz no processo de ensino-aprendizagem, pois o uso de multimídias devem servir para promover a capacidade de observação, comparação, análise dos estudantes e não apenas servir para facilitar a memorização de fatos ou processos, havendo a necessidade de prepararem-se os profissionais da educação para o desenvolvimento de atividades capazes de propiciar a inserção da escola na produção de conhecimentos, servindo de base para que a profissionalização dos estudantes promova maior desenvolvimento técnico-científico, de qualidade de vida e de satisfação pessoal.

Kozma (1991) propõe o uso de mídias como forma de propiciar maior ou diferente grau de aprendizagem, sendo forma de atuar como complemento às operações mentais do estudante, colaborando em sua aprendizagem ou permitindo a visualização de operações que o estudante não pode realizar.

A escola deve reconhecer a realidade audiovisual da nossa sociedade e caminhar junto para um melhor resultado. As diferentes tecnologias no ambiente escolar tendem a melhorar a qualidade da educação, diferentes políticas públicas vem sendo implementadas, tendo como foco tanto a informatização, como a capacitação para uma melhor utilização da infraestrutura disponibilizada para aluno e professores.

Essas inovações são os desafios da educação, substituindo muitas vezes conceitos de uma educação tradicional e primitiva.

Devemos partir para a educação com ferramentas que auxiliam aos planejamentos das aulas tornando-as mais significativas e competentes onde o professor e aluno aprendem juntos, assim o professor pode criar projetos que possibilitem suas pesquisas com seus alunos possibilitando suas dramatizações.

Estas, com certeza, são as grandes conquistas da educação nos dias de hoje, tornar uma metodologia diferenciada que contribua na construção do saber dos nossos alunos.

...

Baixar como  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »