TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multimídias Na Educaçao

Projeto de pesquisa: Multimídias Na Educaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 6

2

Multimídias na Educação

As multimídias na educação têm recebido grande foco nos dias de hoje,visto que traz em si um grande potencial e ao mesmo tempo alguns desafios. É importante lembrar, porém, que quando falamos de multimídias e sistemas não devemos pensar somente no computador, as multimídias não são só isso, multimídias são também todo e qualquer sistema de áudio, vídeo e imagem em geral.

Quando falamos de educação, de um lado nos deparamos com estas incríveis ferramentas que auxiliam no planejamento das aulas, assim como possibilitam uma vasta gama de possibilidades de utilização que estimulam a aprendizagem e a abstração dos conteúdos. E de outro lado, temos uma grande demanda de educadores que necessitam de capacitação com relação ao conteúdo digital de modo que saibam incorporar as multimídias em sua prática diária. Em sala de aula esses recursos são bastante aceitos pelos alunos, pois muitos deles já os utilizam em suas residências, porém em inúmeros casos sem a supervisão de um adulto. Cabe a escola, como instituição que trabalha intencionalmente com o ensino fazer a inclusão correta dessas tecnologias. A introdução das tecnologias na educação tende a mudar as relações professor/aluno tornando-as mais flexíveis. O professor precisa saber utilizar as multimídias em sala de aula de maneira a provocar impactos positivos no processo de ensino e apredizagem, e assim, deixando as aulas mais interessantes e produtivas.

Para Lucas Torrezzi (Músico e Educador Musical), os recursos de multimídia são um grande aliado: “Com recursos e equipamentos que vão desde a utilização de instrumentos musicais tradicionais ao uso de instrumentos e recursos digitais, a transmissão da notação musical e da teoria tradicional até a eletrônica e digital, processos de gravação e produção musical, as aulas se tornam muito mais ricas e possibilitam aos alunos aprender de forma atrativa, inovadora e criativa. Posso, por exemplo, através de um computador gravar as composições de meus alunos e depois disso partir para a escrita e o registro tradicional de sua música. Posso através de programas específicos transformar músicas e até mesmo compor durante as aulas. Posso trazer diversas composições, possibilitando que os alunos relacionem as diversas produções musicais com o contexto histórico apresentado”. Pensando no professor que atua em outras disciplinas, as multimídias possibilitam que ele torne mais palpável o conteúdo que irá apresentar a seus alunos. Pensemos, por exemplo, no conteúdo “Corpo Humano”, quantos vídeos e quantas imagens podem ser utilizados para fazer com que os alunos absorvam e entendam o funcionamento e a estrutura de nosso corpo? Lembrando que cabe ao educador saber a hora e como utilizar tais recursos, ponderando se estes irão contribuir para a aprendizagem ou se estão sendo utilizados a esmo.

O meio tecnológico proporciona e facilita o ensino/aprendizagem e a relação

3

professor/aluno, tornando a convivência de ambas as partes mais agradável e as aulas mais atraentes e criativas. A tecnologia facilita também as necessidades do professor na organização das notas e avaliações, comunicados, planejamento de aulas e de atividades. No meio educacional com investimentos nesta área o ensino só tem a ganhar com o desenvolvimento escolar de cada aluno .

É importante lembrar, porém, que os alunos de hoje pertencem a uma geração que já nasce em contato direto com a tecnlogia. Não é novidade que hoje em dia as crianças e jovens em fase de desenvolvimento são bombardeados com uma grande quantidade de informação digital mais desafiadora do que nunca. É nesse mundo que as crianças de hoje estão se movendo diariamente, e os estímulos são constantes e diferentes daqueles do passado. Agora, a atenção é dividida em vários níveis, mas a curiosidade pelos pequenos prazeres não desapareceu, apenas houve uma evolução nas formas de interagir com o mundo que foi aberto pelo advento da internet e da tecnologia em massa. Sentados à mesa da escola com cadernos e livros, tomando notas do quadro-negro escrito por professores que muitas vezes defendem métodos arcaicos de ensino, pode parecer um verdadeiro passo para trás para esses alunos que passaram o final de semana em contato com novos estímulos tecnológicos por tudo que os rodeiam.

Devemos aceitar essa realidade em vez de perguntar por que as crianças na escola muitas vezes perdem o interesse e tornam-se aborrecidas, ou acusá-las de falta de curiosidade intelectual. Nesse sentido, muitos estudos parecem indicar o crescimento no número de estudantes com déficit de atenção, e em muitos casos, são prescritos medicamentos para que eles “mantenham o foco”. No entanto, a maioria dessas crianças e jovens, fora da escola, têm fortes interesses que competem com grandes paixões. Se os professores souberem o poder que podem capturar de seus alunos se aproximando ao mundo tecnológico deles, haveria muito menos mal-entendido por parte dos alunos, que muitas vezes vêem os professores como fortalezas de um passado em que o ensino vinha através de um único canal, de cima para baixo, com pouca oportunidade de exercitar a criatividade e interagir com as mesmas perguntas por diferentes perspectivas.

Aprender com a tecnologia é quando o aluno aprende usando-as como ferramentas que o apoiam no processo de reflexão e de construção do conhecimento (ferramentas cognitivas). Nesse caso a questão determinante não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com