TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multimídias Na Educação

Ensaios: Multimídias Na Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 2

Multimídias na Educação

Os recursos multimídia chegam às escolas com um grande desafio. O gestor juntamente com sua equipe disponibiliza telecentros com uma estrutura física muito boa. Mas ainda existe uma grande dificuldade na utilização destes centros de forma correta. Para atingir resultados satisfatórios o professor precisa inicialmente conhecer o material que irá utilizar. Pesquisar e planejar suas aulas utilizando destas ferramentas tecnológicas a fim de aumentar o campo de conhecimento. Mas é importante ressaltar que o professor ao levar o material para ministrar as aulas, forneça a seus alunos apenas um direcionamento do assunto a ser tratado. E dê-lhes também orientações de como melhor utilizar os recursos multimídias como a internet por exemplo.

Observa-se que a intenção de capacitar os professores para lidar com as novas tecnologias da Informação deve também priorizar a informática na educação como objetivo integral da escolaridade básica. Entretanto e apesar de todos os recursos disponíveis nem sempre a escola consegue atingir todos os seus objetivos fundamentais, como o domínio da leitura e do raciocínio, por exemplo_ (PERRENOUD, 2000).

O professor deve mediar as pesquisas propiciando a seus alunos construir o conhecimento de forma que sua aprendizagem seja significativa onde cada um, a partir do que foi pesquisado registre suas conclusões pessoais transformando a sala de aula em um ambiente de interações sociais e troca de saberes.

O mundo atual não permite mais aulas monótonas com conhecimentos entregues aos alunos de forma impositiva para fazerem cópias e decorar conteúdos. As instituições devem se adequar aos novos tempos onde as crianças desde cedo já estão conectadas. A escola é um dos setores que se desenvolvem mais lentamente e estão longe de acompanhar as evoluções tecnológicas.

É papel do gestor motivar a sua equipe a modificar esta realidade. Deve então promover mudanças de forma democrática através de objetivos traçados com a comunidade escolar. É indispensável que haja um interesse dos professores a utilizar de forma ampla os recursos tecnológicos que proporcionam a seus alunos a busca de conhecimento através de novas experiências, Com atividades interessantes que despertem o interesse dos alunos.

O uso da multimídia possibilita a implantação de metodologias diferenciadas, fazendo com que a espera pelas aulas gerem uma expectativa pelas descobertas que irão fazer ou compartilhar com a turma.

Para ser eficaz a utilização da multimídia, como em qualquer outra forma de ministrar as aulas deve-se obrigatoriamente levar em consideração as características do seu grupo de alunos e as necessidades da tarefa de aprendizagem para o conteúdo a ser desenvolvido. Assim as aulas terão melhor aproveitamento, pois as crianças serão respeitas em seus limites, em sua realidade.

Portanto os recursos multimídia podem enriquecer consideravelmente as aulas, mas sua utilização deve ser planejada de forma a estimular em seu grupo de alunos uma aprendizagem significativa com aulas ministradas de forma atraente e inovadora.

Referências Bibliográficas

• PERRENOUO, P. Dez novas competências para ensinar. Trad. Patrícia C. Ramos. Porto Alegre:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com