TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multimídias Na Educação

Artigo: Multimídias Na Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 2

“Multimídias na Educação”

A educação evoluiu assim como os demais processos da sociedade, para atender

uma crescente e exigente massa de estudantes que urgem por informações que sejam

transmitidas de modo claro, interessante, criativo e interativo, já que os mesmos sofrem como todos os seres viventes da era da informação. Aqui neste ponto entra a multimídia como ferramenta para auxiliar no aprendizado e no desenvolvimento deste aluno. Sendo um recurso comprovado e muito bem aceito pelos usuários.

A utilização de Tecnologias multimídia nas salas de aula vem ganhando cada vez mais importância no campo educacional. Sua utilização como ferramenta para facilitar a aprendizagem e sua ação na sociedade vem crescendo rapidamente entre nós.

Aprender com a tecnologia é quando o aluno aprende usando-as como ferramentas que o apoiam no processo de reflexão e de construção do conhecimento (ferramentas cognitivas). Nesse caso a questão determinante não é a tecnologia em si mesma, mas a forma de encarar essa mesma tecnologia, usando-a, sobretudo, como estratégia cognitiva de aprendizagem. (JONASSEN 1996).

As atividades digitais multimídia, na sua maioria, possuem grande apelo visual, acabam encantando pelo layout com cores vibrantes, som e movimento e fascinando até o professor que se impressiona com a interface colorida, o áudio e os vídeos (Prieto etal. 2005). Como muitas dessas tecnologias já são acessíveis ao nosso ambiente escolar desenvolvemos este projeto com intuito de melhorar seu uso e acesso tanto por alunos quanto por professores e dessa forma obter melhores resultados no ensino-aprendizagem, tornando a rotina escolar mais interessante e despertando a curiosidade e a vontade de aprender coisas novas por parte dos alunos.

Funcionando também como forma de inclusão digital aproximando os indivíduos que estão distantes dos meios tecnológicos.

Os inúmeros recursos multimídia possibilitam tornar as aulas mais ricas, e com este pensamento conscientizar a comunidade escolar do uso desses meios e equipamentos multimídia e como consequência explorar e criar formas para que tanto professores como alunos saiam beneficiados. Dentre os recursos podemos utilizar projetores de vídeo, equipamentos de áudio e principalmente a internet. A utilização dos equipamentos multimídia possibilitará a criação de novos métodos no auxilio da transmissão do conhecimento, desenvolverá as capacidades dos indivíduos na sua formação profissional preparando-o para o mercado de trabalho que a cada dia necessita de pessoas capacitadas em áreas que envolvam a tecnologia.

O “aprender” se refere à chance de terem maior abrangência dos tópicos e maior variedade de exemplos, comparado ao que é possível de ser contemplado através dos livros em aulas teóricas. Com as multimídias o ambiente escolar efetiva a transmissão de conhecimento entre professor-aluno, ou vice-versa, aumentando o interesse do aluno pelo conhecimento, tendo assim uma maior participação do aluno nas aulas. Com o isso melhora o ensino-aprendizagem, mas também o relacionamento entre aluno e professor e a inclusão digital de vários alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com