TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multiplicidade De Unidade

Dissertações: Multiplicidade De Unidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 2

Aula: Teoria da multiplicidade

A ideologia e suas principais características.

A sociologia é aquilo que pensa a sociedade, sociedade essa que é feita de pessoas que se unem e formam instituições.

O ego-natural é uma consciência que consegue se sobrepuser a outras consciências, sendo o que fica mais próximo do real que é a essência.

A fenomenologia se embasa na teoria da multiplicidade, onde o ver não se baseia só na visão, mas também no que os nossos cinco sentidos captam e no que nosso intelecto nos proporciona.

O fenômeno é um objeto a ser observado, que pode ser visto pelos cinco sentidos incluindo a consciência, exemplo:

Apresento-lhe um balde vermelho, a forma de observar este objeto varia de consciência para consciência, algumas pessoas podem ver só a imagem de um balde, outra já o verá vazio, a outra já é mais especifica o balde contém uma haste branca, e assim sucessivamente.

O objeto que todas estas pessoas viram foi o mesmo balde vermelho, porém o nível da noesis de cada pessoa os fez verem de formas diferentes a mesma noema, e mesmo que esta noema não seja observada pelo individuo digo, mesmo que o sujeito não tome consciência do fato, o fenômeno não deixa de existir, porém para que o sujeito avalie o noema, é necessário que o mesmo tenha a intencionalidade para com o objeto.

Tipo de objeto:

· Objeto sensível: É um objeto que é compreendido em sua singularidade, exemplo:

“Caiu um avião”. O sujeito que avalia o fato singularmente, apenas diz; - Que tragédia. Este mesmo sujeito não vai atrás de mais informações para ter uma noesis mais completa sobre o noema.

· Objeto categorial: Faz uma avaliação que reafirma a visão do objeto sensível, exemplo:

“O avião caiu”. –Que tragédia. O sujeito entra em uma questão filosófica sobre o embate do avião, refletindo sobre o porquê este avião caiu, como foi o ocorrido, quantos feridos, quantos mortos, ou seja, busca pouco mais de conhecimento sobre o fato.

· Objeto universal: É um objeto que é estudado minuciosamente, exige uma reflexão mais profunda do objeto, exemplo:

Uma mulher mostra uma caixa vazia; A pessoa observa a caixa e busca, para que serve esta caixa, qual material é feito, o que ela pode ou não armazenar, qual é o fabricante, o histórico da fabrica... Ou seja, ela vai mais a fundo, buscando aproximar-se do real o máximo que puder.

Quando inicio um processo de reflexão, através da observação de um objeto ou fenômeno, compreendo o que me foi apresentado, a reflexão está diretamente ligada a intencionalidade em estudar o objeto, assim chegando o mais próximo possível do real, tomando conhecimento da essência do objeto.

A fenomenologia não se contenta apenas com os fatos, mas os estuda para chegar o mais próximo da essência da situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com