TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mundo Do Trabalho Formal E Informal.

Monografias: Mundo Do Trabalho Formal E Informal.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  1.303 Visualizações

Página 1 de 2

1.1 Explique a diferença entre os mercados formal e informal, do livro Você e o Trabalho.

Mercado Formal são as pessoas que procuram empregos que sigam as normas, respeitem os direitos do trabalhador e que assinem a carteira, além de um bom salário. Apesar de ser o que menos oportunidade tem a oferecer, por ser bastante exigente com os trabalhadores. Mercado Informal, esse é completamente o inverso. Não há respeito às normas, aos direitos do trabalhador e não assinam a carteira e ainda há a irregularidade de salário. E por incrível que possa parecer é o tipo de mercado que mais está em crescimento em nosso país.

1.2 Faça uma pesquisa na internet sobre um caso interessante de pessoas que atuam no mercado profissional como trabalhadores formais e informais. O Orientador/Instrutor de curso devera promover um debate dentro da sala de aula sobre os casos pesquisados.

2. Atividades em grupo seguidas de seminário:

2.1 Você concorda ou não com a frase “um empreendedor é uma pessoa que tem uma visão ampla das coisas, possui ideias originais e não se acomoda”. Justifique sua resposta.

2.2- O que é um “sonho que se sonha acordado”? Justifique sua reposta.

É viver um sonho,

2.3- Segundo o texto, Fernando Dolabela, especialista em empreendedorismo, considera empreendedorismo uma “forma de ser, e não de fazer”. Com podemos compreender esta afirmação? Justifique sua resposta.

2.4- “(...) mesmo que não pretenda abrir um negocio pelo menos por enquanto, você já pode ter atitudes de empreendedor. Como?”. Apresente pelo menos 05 sugestões e justifique cada uma.

2.5- Exercício de memória: você ou alguém do seu grupo conhece uma pessoa que abriu o próprio negocio e foi bem-sucedida? Escreva esta historia...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com