TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treino de Habilidades em Percepções sobre o Trabalho Formal

Por:   •  23/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE[pic 2][pic 3]

CURSO DE PSICOLOGIA

Treino de Habilidades em Percepções sobre o Trabalho Formal

                                                       MANAUS

2018


[pic 4]

[pic 5]

ADRIANA NASCIMENTO

GABRIEL BRITO

GISELE FERREIRA

TATIANY DUQUE

Treino de Habilidades em Percepções sobre o Trabalho Formal

[pic 6]

MANAUS

                                                           2018

Trabalho e Subjetividade

No dia 24 de abril fizemos um treino de habilidades em percepções sobre o trabalho formal, visitamos o Hospital Beneficente Portuguesa, e entrevistamos uma mulher que se chama: Suellen Ferreira Abreu. Ela nos contou um pouco de sua história profissional. Suellen trabalha lá há mais de 13 anos, ela trabalha no setor de Recursos Humanos como assistente de departamento pessoal. Ela nos contou sobre o seu dia a dia de trabalho, nos disse que toda a parte de contratação, demissão, pagamentos, férias, etc... é ela quem resolve. Falou que no hospital tem 450 funcionários, e que o setor que ela trabalha, recursos humanos, as vezes é odiado e as vezes não, mas que ela tem que conduzir isso muito bem. Também falou que o setor oscila bastante, tem meses que tem bastante contratação tem meses que tem pouca e tem meses que pode até não ter nenhuma.

 Ela gosta do seu trabalho, gosta do que faz, se sente feliz lá e não pensa em sair do seu emprego, pensa em crescer, em ter melhorias, em quem sabe até ganhar uma promoção. E para isso se dedica todos os dias, fazendo um bom trabalho.

Perguntas

  1. Como esse sujeito começou essa atividade?

Ela gostava muito de administração e estudava muito. Fez 2 anos de estágio na caixa econômica, e já foi para seu atual emprego com uma certa experiência, começou como auxiliar de escritório, depois passou para auxiliar de departamento pessoal, e por fim foi para seu atual cargo, que é assistente de departamento pessoal, porém sempre no mesmo setor.  Se identificou muito com a área e segundo ela, no mesmo dia da entrevista já começou a trabalhar.

  1. Por que esta atividade?

Ela já gostava da área administrativa e começou a trabalhar por necessidade também, pois tinha uma filha pequena para criar na época.

  1. Como ele a vê, como a percebe?

No início ela sentia muita dificuldade por não conhecer as rotinas, mas ao longo do tempo foi aprendendo a rotina e conhecendo mais o setor. Teve o apoio de sua coordenadora que desde o início sempre a apoiou e a ensinou tudo. Que hoje em dia sua coordenadora pode tirar férias que ela consegue substituí-la, pois ela aprendeu tudo e conseguiu a confiança de sua coordenadora.

  1. Como ele percebe que o percebem nesta atividade que desempenha?

Ela percebe que a vêem como uma pessoa esforçada, uma pessoa segura do seu trabalho, do que faz, uma pessoa confiável. E quando surge algo que não saiba, procura aprender.

  1. Qual a sua rotina (dias da semana, horários de trabalho, como escolhe os lugares, etc)?

Ela trabalha de segunda-feira a sexta-feira, em horário comercial, de 07:00 as 17:00 horas, e tem 01:00 hora de almoço.

  1. Como nomeia sua atividade?

Nomeia como uma escola, pois foi um aprendizado desde o início, que apesar de ter aprendido bastante sobre seu trabalho, sempre procurar aprender mais.

  1. Quanto tempo está nessa atividade?

Ela está nessa atividade a 13 anos. Começou em 2005.

  1. Quais os maiores desafios que enfrenta?

Um dos maiores desafios que já enfrentou foi com o antigo gerente, pois ele não conhecia a rotina do setor, não conhecia muito o trabalho em si, e sempre cobrava muito. Pelo fato de não entender o trabalho, nunca reconhecia o que era feito, e nem procurava saber. Outra dificuldade é referente ao sistema da empresa, um exemplo é que os funcionários trabalhavam com cartão de ponto, e isso dava muito problema, em 15 dias chegou a queimar 2 cartões, e ela tem que correr atrás disso, resolver o mais rápido. Quando tem que ter uma redução de quadro, é outra dificuldade também, tem que chamar de um a um para fazer o desligamento e resolver toda a situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (143 Kb)   docx (91.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com