TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DETERMINAÇÃO SOCIAL OU OPÇÃO: A trajetória das travestis excluídas do mercado de trabalho formal e sua associação com a prostituição

Por:   •  28/8/2017  •  Monografia  •  23.995 Palavras (96 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 96

UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO

GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

DETERMINAÇÃO SOCIAL OU OPÇÃO:

A trajetória das travestis excluídas do mercado de trabalho formal e sua associação com a prostituição

Paulo Henrique Vicente Barbosa

Perpétua Virgínia Batista Mendes

Rose da Silva Bastos

SÃO PAULO

2015

UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO

GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

Paulo Henrique Vicente Barbosa

Perpétua Virgínia Batista Mendes

Rose da Silva Bastos

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência para a obtenção do título de Bacharel em Serviço Social junto à Universidade Camilo Castelo Branco.

Professora orientadora: Simone Aparecida Jorge

SÃO PAULO

2015

FOLHA DE APROVAÇÃO

Paulo Henrique Vicente Barbosa

Perpétua Virgínia Batista Mendes

Rose da Silva Bastos

DETERMINAÇÃO SOCIAL OU OPÇÃO:

A trajetória das travestis excluídas do mercado de trabalho formal e sua associação com a prostituição

Trabalho apresentado como exigência para a obtenção do título de Bacharel em Serviço Social da Universidade Camilo Castelo Branco

Aprovado em _____/______/_______

COMISSÃO JULGADORA

Coordenadora: Prof.ª Dr. ª Leonice Domingos dos Santos Cintra Lima

Orientadora: Prof.ª Ms. Simone Aparecida Jorge

Revisora: Prof.ª Dr. ª Ana Helena Ithamar Passos

CONCEITO FINAL:_____________________

FICHA CATALOGRÁFICA

BARBOSA, Paulo Henrique Vicente; MENDES, Perpétua Virgínia Batista; BASTOS, Rose da Silva.

DETERMINAÇÃO SOCIAL OU OPÇÃO: A trajetória das travestis excluídas do mercado de

trabalho formal e sua associação com a prostituição: Paulo Henrique Vicente Barbosa;

Perpétua Virgínia Batista Mendes; Rose da Silva Bastos.2015

82 f.:

Orientadora: Simone Aparecida Jorge

Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Camilo Castelo Branco, Curso de Serviço Social, 2015.

1 – Travesti. 2.Mercado de Trabalho. 3. Preconceito. 4. Prostituição. JORGE, Simone Aparecida II. Universidade Camilo Castelo Branco. III. DETERMINAÇÃO SOCIAL OU OPÇÃO: A trajetória das travestis excluídas do mercado de trabalho formal e sua associação com a prostituição:

Dedicatória

Dedicamos a nossos familiares pela força na realização deste trabalho; a nossos companheiros pela paciência e incentivo durante todo curso; aos amigos e mestres, uma homenagem como recompensa pela execução deste trabalho diante da grandeza de suas pessoas.

AGRADECIMENTOS

Meus sinceros agradecimentos à minha mãe Dirce, ao meu Pai Antônio, á minha filha Gabriela e meu noivo William, que sempre me incentivaram e respeitaram os momentos de estudos e reflexões. Agradeço a Elaine, que nos integrou ao universo travesti e nos apresentou toda dor e a delícia de ser uma travesti, à minha amiga Marina Rojas pelo auxílio com o contato com participantes da pesquisa. Agradeço as professoras Ana Helena, Maria Thelma e Ivonete pelas aulas, pela motivação e pelos momentos de reflexões durante todo processo de formação. A nossa orientadora Simone Jorge, que além de nos orientar, respeitou nosso tempo e nossas ideias. Agradeço meus colegas Paulo e Perpétua pelo companheirismo. Agradeço a minha supervisora de estágio Elaine Marques Negrini, por todo apoio, conhecimento e compreensão nessa minha jornada. Finalmente agradeço ás travestis que gentilmente participaram dessa pesquisa, mesmo estando inseridas em um ambiente hostil contaram suas histórias de vida. Sem vocês esse trabalho não teria se concretizado, muito obrigada.

Rose da Silva Bastos

AGRADECIMENTOS

Primeiramente quero agradecer a Deus, pois sem ele nada seria possível. Agradeço aos meus pais in memoriam e à minha irmã Adriana também in memoriam, que mantiveram sempre acesa a luz da esperança e perseverança, para que eu conseguisse conquistar o meu objetivo e hoje, finalmente, conquistei-o. Agradeço aos meus familiares e amigos, que gentilmente aceitaram os meus “nãos” para muitas e muitas coisas.

Meus sinceros e singelos agradecimentos à Instituição Comunidade da GraçaSASF Itaquera e em especial à minha Supervisora de estágio, Sueli Maria dos Santos e todos os Funcionários.

Agradeço ao meu esposo Manoel Mendes e às minhas filhas Evelyn e Thayrine, que sempre me apoiaram e, lado a lado, me deram o incentivo necessário para que eu encontrasse forças e coragem para enfrentar a dura, mas gostosa caminhada rumo ao termino dessa jornada, que finda aqui. A todos os professores a minha mais efusiva gratidão pelos ensinamentos, não só empírico, mas também de vida, de moral, o que é ou não é correto ou ético na nova profissão, a qual abraço agora. Aos meus colegas de classes, principalmente dos grupos dos quais participei, os meus mais sinceros agradecimentos e que Deus os abençoe sempre.

Finalmente aos meus colegas Paulo Henrique Vicente Barbosa e Rose da Silva Bastos, que comigo compuseram o grupo para levarmos adiante o TCC, o meu mais sincero agradecimento por me darem à oportunidade de descobrir um mundo novo que está ao nosso redor, ao alcance de nossos olhos e muitas vezes a gente não vê, ou não quer ver. Saudades sentirei, o tempo vai passar, mas, tenham certeza,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (153.2 Kb)   pdf (232.2 Kb)   docx (82.4 Kb)  
Continuar por mais 95 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com