TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mural De Animais Em Extinção

Exames: Mural De Animais Em Extinção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 3

Mural de animais em extinção

Objetivos

- Familiarizar-se com o gênero expositivo.

- Aprender procedimentos de revisão.

- Reconhecer as características de fichas técnicas e produzi-las para um mural a ser exibido na escola.

Conteúdos

- Produção textual (textos informativos).

- Procedimentos de pesquisa.

- Revisão.

Anos

1º e 2º anos.

Tempo estimado

Três meses.

Material necessário

Enciclopédias e revistas de informação, tesoura, cola, cartolina, canetinhas e papéis.

Flexibilização

Expor cartazes na sala ajuda a explicar ao aluno com deficiência auditiva o que é animal em extinção. Para a produção do texto informativo, faça um esquema prévio com seu aluno surdo a respeito do tema e, se necessário, estenda o tempo da atividade, para que ele finalize a escrita do texto em casa. Na divisão dos grupos, coloque o aluno com deficiência auditiva junto de crianças que se concentrem mais facilmente. A colaboração dos colegas é importantíssima para que o grupo tenha resultados satisfatórios e para esclarecer as possíveis dúvidas do colega com deficiência. No momento de fazer a ficha técnica é fundamental mostrar outras fichas para exemplificar. Faça, também, a comparação com outros tipos de texto a partir da leitura feita em conjunto com os alunos. Anote no quadro todas as observações resultantes da conversa em sala. Se necessário, use um intérprete de libras. Para a montagem do mural, mais uma vez, mostre exemplos e sugira boas formas de organizar as fichas e demais produções. Ao final, avalie se o aluno conseguiu obter informações corretas e se acompanhou o projeto junto do grupo.

Desenvolvimento

1ª etapa

Inicie o trabalho convidando a turma a pesquisar informações sobre animais em extinção e a compartilhar o que descobrirem com a comunidade escolar e com as famílias, organizando um mural informativo. Explique que o desafio é organizar as informações em fichas técnicas.

Flexibilização para deficiência auditiva

Anexe cartazes na sala de aula ampliando para o aluno e para o grupo conhecimentos sobre o tema.

2ª etapa

Para que os estudantes escrevam um texto informativo, eles precisam antes consultar bons modelos para se familiarizar com o gênero e com suas particularidades. Aborde esses aspectos pedindo que eles tragam de casa livros, fotos e reportagens que julguem interessantes sobre animais em extinção. Amplie esse acervo agregando ao material providenciado por eles enciclopédias, livros, revistas e sites que contenham informações sobre o assunto, cuidando para que fichas técnicas apareçam também, pois elas serão uma referência para o trabalho da turma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com