TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Musica E Teologia

Casos: Musica E Teologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  7.511 Palavras (31 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 31

Música e Teologia

É bem comum as pessoas fazerem confusão, quando o assunto é musica e letra. Musica, na verdade é o som emitido pelos instrumentos, ritmos, sons e vozes. Já letra é a mensagem que a melodia quer nos trazer.

Portanto para saber se uma canção é ou não apropriadamente dita para adoração, não basta saber se a letra é teologicamente correta, uma vez que cremos que a musica por si só nos causa grande influencia, sendo assim, creio que nem toda musica nos leva a adorar a Deus. Não tem como adorar com uma letra que só fala de maldição e no deixa pra baixo, também sabemos que nem toda boa letra não santifica a musica que lhe serve de veículo, como por exemplo: uma letra inspirada na palavra de Deus ,não pode ser colocada em uma musica secular, que nem se sabe qual foi a inspiração, o local e pelo qual ela foi desenvolvida.

Na bíblia não nos fala diretamente que tipo de ritmo serve ou não para adoração. Mas a bíblia nos ensina a aplicar ao nosso contexto. Da mesma forma, temos princípios que podem ser aplicados a musica utilizada na adoração e são princípios que vamos analisar neste artigo.

Adorar é oferecer a Deus uma oferta pura. O sacrifício de louvor é aquele que é ministrado a Deus quando “não sentimos de louvá-lo por causa de um coração triste”. Contudo leva ao coração do Pai uma alegria especial.

Não é um louvor de quando tudo vai bem. É um louvor na hora da provação; naquela hora e naquele momento em que você se encontra no deserto da provação. É um louvor que nos custa um preço. Louvar ao Senhor na benção é muito fácil. Não é difícil louvar quando tudo parece favorável a nós.

Nem sempre durante uma musica estamos adorando, as vezes nos pegando pensado em algo totalmente desapropriado para o momento, o isso seria um grande engano dizer que no momento de louvor todos estão adorando.

Não é sábio colocarmos a nossa base de sustentação naquilo que é enganoso e limitado. Devemos usar o que é firme e eterno. Só a Bíblia é a base firme para estipular o que é a adoração verdadeira, ela é a nossa única base de fé, e tudo que a contraria tem que ser julgado.

Muitos cristãos têm opiniões divergentes a respeito de usar musicas popular para adoração, eu particularmente acho um absurdo, não consigo me imaginar adorando ao DEUS criador, ouvindo e cantando “a minha sorte grande foi você cair do céu, minha paixão verdadeira, (Ivete Sangalo)” ,se a bíblia deixa bem claro que quem foi jogado do céu foi lúcifer ,como um tipo de musica assim adora a DEUS? As pessoas cantam muitas das vezes sem saber o que quer dizer.

A importância da musica na bíblia é indicada pelo fato de que as atividades criadoras e redentoras de Deus foram acompanhadas e celebradas por musica.

Cantar na bíblia não se refere a uma experiência da adoração, mas se estende a totalidade de uma pessoa, crentes que vivem em paz com Deus têm sempre um cântico de louvor nos lábios.

A musica não é somente uma maneira d adorar a Deus, mas também u dom de Deus ,assim como Davi diz em( salmos 40:3).

Que tipos de musicas usar em determinadas situações?

Visão da majestade divina: Exaltação de sua gloria e atributos.

Visão de nossa própria finitude e pecaminosidade: quando reconhecemos que somos pequenos e pecadores, reconhecendo assim a soberania de Deus.

Confissão e recebimento de perdão: sempre recebemos algo de Deus quando nos postamos diante dele autenticamente.

Consagração: posso definir como obediência.

O novo cântico da Bíblia

Existem absolutos com Deus. Há uma adoração que é correta e existe uma adoração que é errada. Mesmo que falaremos do novo cântico, o assunto é adoração e não a ciência de canto.

O Salmista tinha um cântico na sua boca que era novo. Por ser novo, era diferente daquele cântico que tinha antes. Só por ser diferente não faz algo melhor, mas ele qualifica a diferença, e essa diferença faz o "novo cântico" ser melhor daquele que antes tinha na sua boca. O "velho cântico" não era tão bem quanto o "novo cântico". O "novo cântico" provocou o temor de Deus e fé correta no SENHOR (v. 3). Portanto o "velho cântico" era sem essas boas qualidades. O "velho cântico" não provocou temor no SENHOR nem confiança nEle.

O "novo cântico" era "um hino ao nosso Deus". Comparando, o "velho cântico" não era um hino ao nosso Deus.

A música no templo

Acredita-se que muitos dos envolvidos no ministério da musica contemporânea apela-se para estilos de musica do velho testamento para fazerem do jeito deles. Danças e instrumentos de percussão produziam musicas e eram comuns nos serviços religioso.

Um estudo mais cuidadoso da função da musica do velho testamento revela o contrario, no templo os músicos pertenciam a um clero profissional, só tocavam em ocasiões especiais e estritas.

Primeiro

Em crônicas descreve como Davi organizou o ministério musical dos levitas. De acordo com o primeiro livro de crônicas, ele organizou em três estágios. Primeiro ele ordeno aos chefes das famílias levíticas que designasse uma orquestra e um coro para acompanharem o transporte da arca ate a tenda em Jerusalém (ICR 15:16-24).

Segundo

Davi organizou a apresentação regular de musica coral na hora das ofertas queimadas com dois locais diferentes (ICR 16:4-6,37-42). Um coro era liderado por A safe e outro por hemã e Jedutun diante do altar em Gibeao.

Terceiro

Nesse estagio Davi funda um coral com 4000 levitas como artistas em potencial (ICR 15:16;23:5).

Desse coro ele formou um coro levítico profissional de 288 componentes. O próprio Davi se envolveu juntamente com seus oficias na escolha de 24 lideres das turmas cada um tendo doze músicos num total de 288 (ICR25:1-7).

A musica no novo testamento

Existem absolutos com Deus. Há uma adoração que é correta e existe uma adoração que é errada. Mesmo que falaremos do novo cântico, o assunto é adoração e não a ciência de canto.

O Salmista tinha um cântico na sua boca que era novo. Por ser novo, era diferente daquele cântico que tinha antes. Só por ser diferente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com