TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Máquinas E Equipamentos Da Construção Civil

Pesquisas Acadêmicas: Máquinas E Equipamentos Da Construção Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  894 Palavras (4 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 4

Atualmente a rápida expansão do setor de construção imobiliária vem ganhando destaque em todos os veículos de comunicação. Os investimentos no setor não param de aumentar e as empresas precisam ficar atentas a essas mudanças para satisfazer uma demanda cada vez mais exigente e criteriosa.

O sonho e a possibilidade de ter a tão desejada casa própria tem aquecido o setor nos últimos anos. Os empreendimentos não param de surgir e estão em níveis cada vez mais acelerados.

A construção civil tem se mostrado um dos principais motores do setor industrial. De acordo com uma análise realizada por Cirilo Junior (2010), o segmento cresceu em torno de 16,4% em relação ao segundo trimestre de 2009. Em consequência desse desempenho, foi averiguado um aumento de 34% no crédito para o setor.

Mediante as facilidades no crédito imobiliário que aumentam a demanda por si só, também devem ser considerados o crescimento populacional e como tal população se comporta. O IBGE (2010) divulgou recentemente que o perfil do cidadão ribeirão-pretano está mudando. O último censo realizado no ano de 2010 revelou um aumento no número de pessoas morando sozinhas, o que mostra um novo segmento no mercado, e as empresas estão atentas a essas novas tendências.

Com esta nova tendência e com a grande procura por imóveis, existe um acervo muito extenso de trabalhos realizados para a otimização na construção civil. Alguns trabalhos foram desenvolvidos visando aperfeiçoar a quantidade de resíduos sólidos produzidos em uma obra, outros visam otimizar a relação tempo-custo na obra, porém com o mercado competitivo que o setor está inserido atualmente, não é observado a aplicação da técnica de simulação de maneira prática. Muitos trabalhos, desenvolvidos anteriormente ao significativo crescimento do setor, falam da relevância de ser efetuada a simulação nos projetos, pois é uma ferramenta de baixo custo que auxilia na tomada de decisão. O presente trabalho tem por objetivo fornecer uma ferramenta para que a gestão de projetos venha a se tornar mais eficiente, mostrar aos gestores que o conhecimento de seus engenheiros é de grande importância, porém se esse conhecimento não vier associado a uma boa ferramenta de gestão, a empresa poderá perder mercado diante do cenário competitivo que o setor se encontra.

Diante desse cenário, pretende-se elaborar um plano ótimo para as construtoras, levando em consideração algumas das restrições existentes no mercado, o tempo e o orçamento que elas têm disponíveis. Os passos para a elaboração do plano será detalhada e este será uma ferramenta para auxiliar na tomada de decisão, procurando sanar o grande problema que as construtoras vêm enfrentando, que é o cumprimento de prazos e, apresentar uma alternativa para reduzir esse prazo de entrega, levando em consideração o custo extra gerado por esta aceleração, de modo a se tornar um diferencial competitivo da empresa.

Exemplo Prático – Jet Casa

Em uma análise das vantagens e desvantagens do processo industrializado denominado “Jet Casa” em comparação com o processo construtivo tradicional, farei uma sucinta análise considerando o tempo de conclusão da obra e o custo total de uma residência de dois dormitórios definida para os dois sistemas construtivos.

A vantagem do sistema Jet Casa em relação ao tradicional ocorre principalmente em relação ao tempo de conclusão da obra (três vezes mais rápido que o sistema tradicional), embora isto se aplique somente em construções de várias unidades em condomínio. A desvantagem em relação ao sistema tradicional é a limitação para mudanças futuras ou durante a conclusão da obra,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com