TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos De Orçamento De Capital: Sem Risco

Trabalho Universitário: Métodos De Orçamento De Capital: Sem Risco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  207 Palavras (1 Páginas)  •  449 Visualizações

Devemos considerar que um projeto de orçamento de capital pode ser influenciado por riscos decorrentes de variáveis como volatilidade da moeda e outras externalidades, que são comuns ao mercado e podem alterar as entradas de caixa.

1.1 Como admitimos em lições anteriores, (e como ocorre nos negócios) um projeto será aceito se o VPL for maior que zero, ou se a TIR for maior que o custo de oportunidade (ou taxa de captação do dinheiro, custo de capital).

1.2 Nessa linha de raciocínio, o risco seria a probabilidade de o VPL ser menor que zero e a TIR menor que o custo de oportunidade, o que, certamente, levaria o investidor a rejeitar o projeto, dado que é dotado de racionalidade empresarial.

1.3 Por isso, é aconselhável que os riscos sejam considerados na avaliação de investimentos, principalmente naqueles que apresentam reduzida margem de aceitação, ou seja, projetos com VLP igual ou pouco superior a zero, ou TIR igual ou pouco acima do custo de oportunidade.

1.3.1 Em casos semelhantes as regras de prudência recomendam a associação desses métodos a fatores de riscos que podem afetar os projetos, tendo em vista que as análises pelos métodos do VPL e da TIR não oferecem segurança absoluta para tomada de decisão sobre a viabilidade de investimentos,

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com