TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos E Técnicas De Pesquisa Em Administração

Artigos Científicos: Métodos E Técnicas De Pesquisa Em Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/7/2014  •  2.955 Palavras (12 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 12

Analise o texto a seguir, e defina quais tipos das experiências adquiridas:

1: José, muito feliz, combinou com a família e alguns parentes comemorar os aniversários de sua filha e a sua mãe com uma missa na igreja local às 18 horas, e em seguida jantar em um restaurante. José percebeu que sua mãe, pai, irmã, sobrinhos e cunhado chegaram bem atrasados na missa. Após a celebração da missa se dirigiram ao restaurante, onde ficou muito irritado, pois sua mãe, pai, irmã, sobrinhos e cunhado se negaram a jantar, pois, já haviam festejado o aniversário da mãe. José percebeu que eles haviam comemorado o aniversario da sua mãe sem convidá-lo, gerando uma forte frustração e tristeza por parte de José.

Foi também observado que uma das crianças muito peralta ao colocar o dedo na tomada elétrica na parede do restaurante leva um choque assustando a todos os presentes, e com isso ela aprendeu a não mais colocará o dedo na tomada elétrica em função das conseqüências desagradáveis,

A mesma criança ao colocar a mão em uma panela quente na cozinha do restaurante, sofre uma queimadura, aprende com a experiência a respeitar o fogo e seus pais a educarem seu filho peralta.

Resposta: A reação de José indica experiência interna, é o conhecimento de estado e processos interiores obtidos através da consciência de cada pessoa, chamada de introspecção que se passa dentro de cada pessoa. No caso da criança peralta, indica experiência externa, através dos sentidos corpóreos externos.

2: José tem profundo amor por Joelma. Pedro tem saudades de Joana, Carmem está grávida e tem desejo de comer uma fruta ácida

Responda:

O homem pode produzir fatos? Esta prova é um fato? A ação de ler esta mesma prova é um fato? As palavras que se encontram escritas nesta prova são fatos? As idéias contidas na mesma prova são fatos. Quando você, lendo as palavras da prova age mentalmente para transformá-las em idéias, a ação que você está realizando, de elaboração mental, torna-se um fato? Resposta:

Resposta: O homem produz fatos com finalidade de estudá-los, a ação de ler a prova é um fato, As palavras escritas na prova são fatos, As idéias contidas na prova não são fatos, pois elas não existem. Ao ler a prova a ação mental de transformar as idéias torna-se um fato.

Questão 2: (valor 3 pontos).

A preocupação da Ciência gira em torno de fenômenos empíricos. Para alguns o termo fenômeno indica apenas um sinônimo para fato.

Como cada profissional Identificaria o fenômeno a seguir:

Uma pessoa viciada em drogas observada por: um médico, um psicólogo e um jurista:

Resposta: O médico observa como um caso clínico, o psicólogo observa como um caso psicológico, e o jurista observa como um caso jurídico.

Questão 3 (valor 4 pontos).

Considere o texto a seguir e defina se o mesmo pode ser caracterizado como estudo de caso.

Rogério Rubini observava seu grupo de assessores definirem o material institucional e as amostras dos produtos Contém 1g a serem exibidos em importante feira do setor de perfumaria e cosméticos a ser realizada em Bolonha, na Itália. Era a segunda participação da Contém 1g em feira internacional. Durante a primeira feira, em Cannes, na França, em outubro de 2002, os produtos Contém 1g haviam despertado muita curiosidade e enorme interesse nos visitantes e nos responsáveis pela cobertura jornalística da feira. Muitas matérias foram publicadas na época e também ele tinha concedido entrevista sobre o padrão de consumo de cosméticos pelos jovens.

Rogério pensava ainda nos anos iniciais, no reconhecimento obtido para seus produtos de perfumaria e cosméticos e, sobretudo, pensava na responsabilidade dos próximos passos: a consolidação interna do sistema de franquia e a expansão internacional da Contém 1 g. Ele pensava em como realizar isto, aumentando a capacidade de inovação da empresa e a imagem de alegria, juventude e prazer, normalmente associados com seus produtos.

Ele sabia que o sucesso obtido fez sua empresa ser reconhecida como única entre seus clientes. Era isto que, sinceramente, o fazia sentir orgulho do seu negócio. E refletindo sobre isso, Rogério se sentia um pouco angustiado e se interrogava a cerca de quatro desafios.

1. Como manter e estimular a capacidade inovativa da empresa, considerando a internacionalização do negócio?

2. Como prover os franqueados de inovação e criatividade necessárias para assegurar o sucesso do negócio no mercado internacional?

3. E, mais, como transferir para seus representantes externos o que internamente, na sua avaliação, já se consolidara: o modelo de negócio, a imagem da empresa bem como o posicionamento do produto?

4. Quais as habilidades e competências internas que deveria estimular para permitir que o processo de expansão interno, através do sistema de franquias, não fosse prejudicado pela implantação do sistema em nível internacional?

A ORIGEM

Rogério e Marta Rubini são um bom exemplo do que parece ser um casamento perfeito. Por mais de 20 anos eles têm compartilhado não somente as agruras da vida conjugal, mas também os desafios cotidianos da gestão empresarial.

Desde 1984, Rogério e Marta são sócios. Com origem no estado do Paraná e de família com tradição empresarial - os avós e pais foram proprietários de empresas fabricantes de botões e tintas - Rogério iniciou sua trajetória empresarial independente, fundando, com Marta, lojas em São João da Boa Vista, São Paulo, para comercializar roupas de malha fabricadas no Estado de Santa Catarina.

De comerciantes à fabricação própria foi um pulo. Rogério e Marta fundaram uma empresa de confecções, basicamente camisetas de malhas direcionadas ao público jovem - de 15 a 25 anos - e vendidas em lojas multimarcas.

Marta era a estilista da confecção e Rogério seu principal gerente, responsável pelas vendas, administração geral da empresa e, obviamente, pela identificação de oportunidades para expansão do negócio. A convivência com uma vizinha revendedora Natura(3), levou-o a refletir sobre a possibilidade de experimentar, ainda para sua produção de confecções, o canal de venda direta, porta a porta. Constatou, nesta experiência, que,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com