TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos de Cálculo de controle

Projeto de pesquisa: Métodos de Cálculo de controle. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.661 Palavras (7 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 7

Sumário

1. Introdução 4

2. Métodos de Custeio da Gestão Empresarial 5

2.1 Custeio Baseados em Atividades (ABC - Activity Based Costing) 5

2.2 Gecon – Gestão Econômica 6

2.3 Sistema de Custeio RKW 7

3. Considerações Finais 9

4. Referências 10

1. Introdução

Uma empresa firme e consolidada necessita ter seu patrimônio em estado aceitável. Porém, muitas pessoas que se julgam empreendedoras abrem negócios sem qualquer conhecimento prévio dos custos que uma empresa possui, pois, é sabido que mesmo antes que empreendimento seja considerado legalmente instalado já são gerados custos que precisam estar calculados no bolso do administrador.

É preciso estar periodicamente verificando as despesas para elas não ultrapassem a receita que a empresa detém, pois, caso contrário ela será obrigada a fechar simplesmente pela ausência dos devidos cálculos de custos. Para que essa análise seja feita são usados diversos meios para obtenção do estado atual do empreendimento, são sistemas ou métodos de cálculos responsáveis por dar ao gestor econômico o que ele deseja: os números da empresa.

Há métodos que podem calcular os custos de empresa e dar a definição de estado: GECON e outros como o sistema de Custeio Baseados em Atividades (ABC - Activity Based Costing), o sistema de custeio RKW, Custeio Direto ou Variável e Custeio Pleno ou por Absorção.

Não importa o método escolhido pelo administrador o que é importante é que o controle dos custos seja eficaz, para que a empresa em questão esteja sempre apta a estar presente no meio da competitividade empresarial. Segundo Martins (2001, p.22)

“Com o significativo aumento de competitividade que vem ocorrendo na maioria dos mercados, sejam industriais, comerciais ou de serviços, os custos tornam-se altamente relevantes quando da tomada de decisões em uma empresa. Isto ocorre, pois, devido a alta competição existente, as empresas já não podem mais definir seus preços apenas de acordo com os custos incorridos, e sim, também, com base nos preços praticados no mercado em que atuam. O conhecimento de custos é vital para saber se, dado preço, o produto é rentável; ou se não é rentável, se é possível reduzi-los (os custos).

2. Métodos de Custeio da Gestão Empresarial

2.1 Custeio Baseados em Atividades (ABC - Activity Based Costing)

O sistema de custeio baseado em atividades (ABC – Activity Based Costing) procura, igualmente, amenizar as distorções provocadas pelo uso do rateio, necessários aos sistemas tratados anteriormente, principalmente no que tange ao sistema de custeio por absorção. Poderia ser tratado como uma evolução dos sistemas já discutidos, mas sua relação direta com as atividades envolvidas no processo configura mero aprofundamento do sistema de custeio por absorção.

Martins (2003, p. 87), declara que o Custeio Baseado em Atividades “é uma metodologia de custeio que procura reduzir sensivelmente as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos”. Este sistema tem como fundamento básico a busca do princípio da causa/ação, ou seja, procura identificar de forma clara, por meio de rastreamento, o agente causador do custo, para lhe imputar o valor.

A idéia que rege o sistema de custeio ABC é impor primeiro os custos às atividades e depois impor custos das atividades aos produtos. Deste modo, fazem-se, antes de tudo, o calculo dos custos que cada atividade produziu, determinado sobre estes custos, depois disso verificam-se como os portadores finais de custos consumiram serviços das atividades, atribuindo-lhes os custos finais.

Segundo Martins (2003, p.96) para atribuir custos às atividades e aos produtos utiliza-se de direcionadores. O citado autor continua afirmando que “o primeiro identifica a maneira como as atividades consomem recursos e serve para custear as atividades”. Afirma ainda que “o segundo identifica a maneira como os produtos consomem atividades e serve para custear produtos”.

A importância que se dá à utilização do sistema de custeio ABC é em virtude do mesmo não ser apenas um sistema que dá valor aos estoques, mas também proporciona informações gerenciais que auxiliam os tomadores de decisão, como por exemplo, os custos das atividades, que proporcionam aos gestores atribuírem responsabilidades aos responsáveis pelas mesmas.

Um diferencial do sistema de custeio ABC, é que a sua utilização, por exigir controles pormenorizados, proporciona o acompanhamento e correções devidas nos processos internos da empresa, ao mesmo tempo em que possibilita a implantação e/ou aperfeiçoamento dos controles internos da entidade.

Porém, o sistema de custeio supracitado possui suas desvantagens que podem ser facilmente elencadas a seguir:

 Alto custo para implantação;

 Nível elevado de controles internos para serem implantados e avaliados;

 Necessidade de revisões periódicas;

 São levados em consideração muitos dados para que os cálculos sejam efetuados;

 As informações são difíceis para serem encontradas;

 Dificuldade de envolvimento e comprometimento dos empregados da empresa;

 Necessidade de reorganização da empresa antes de sua implantação;

 Dificuldade na integração das informações entre departamentos;

 Ausência de mão-de-obra qualificada e experiente para implantação e acompanhamento;

 Necessidade de formulação de procedimentos padrões;

 Maior preocupação em gerar informações estratégicas do que em usá-las.

2.2 Gecon – Gestão Econômica

A Gestão Econômica busca, concomitantemente, colabora para o progresso do conhecimento administrativo no que diz respeito à finanças e atender às necessidades do mercado empreendedor, fazendo com que seja desenvolvida uma visão metodologicamente firme e que abranja todos os interesses da empresa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com