TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos de modelagem

Seminário: Métodos de modelagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Seminário  •  2.667 Palavras (11 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 11

ETAPA 03 – Aula-tema: Técnicas de simulação

Segundo as informações de Chiavenato, é de grande importância que os candidatos á uma vaga de emprego tenha muita atenção na hora de montar seu Currículo Vitae, pois nele se encontra grande parte de sua vida por isto, não deve se colocar qualquer coisa, principalmente mentir.

Hoje em dia, existem várias maneiras de enviar seu currículo, um modo mais fácil e eficaz é por e-mail.

As empresas têm varias formas de divulgar vagas de empregos, antigamente as pessoas tinham que ir até as agências pra saber que vagas tinham disponíveis no mercado, hoje isto não existe mais, pois as agências trocam informações entre si, para divulgar as vagas disponíveis no mercado, e tem nome outros que é dado para este tipo de serviços que é chamada de coligadas. Onde por sua vez presta o meu serviço da Agência só que ele é como se fosse um representante da agência titular.

Segundo Chiavenato, as empresas estão buscando parcerias com outras empresas com o intuito de formar pratas da casa ou até mesmo pessoa de alguma comunidade, só com o objetivo de ter uma parte no pagamento do salário estipulado. Lembrando que o 1º foco em uma seleção é selecionar funcionários com características próprias para certa vaga dentro da companhia.

Com uma afirmação segura Chiavenato lembra que temos que seguir as mais básicas técnicas de um processo de seleção como, por exemplo:

a) Entrevista totalmente padronizada;

b)

Entrevista padronizada apenas nas perguntas;

c) Entrevista diretiva;

d) Entrevista não diretiva;

e) Provas de conhecimentos ou capacidade; Procura medir o grau de capacidade ou habilidade para determinadas tarefas.

f) Provas orais: Perguntas verbais específicas para obter respostas verbais específicas.

g) Provas escritas: Perguntas e respostas escritas.

h) Provas de realização: Aplica uma tarefa e determina o tempo: prova de digitação, de manobra de um veículo, de desenho etc.

i) Provas específicas para avaliar.

Com uma afirmação de Chiavenato não podemos se esquecer de que uma boa seleção e um bom recrutamento podem ser fundamentais para que as empresas venham ter bons resultados com o candidato escolhido pelo processo de seleção. Os resultados obtidos serão objeto de uma análise detalhada, posterior, para que se possam concluir quais são as principais estratégias utilizadas pelas empresas.

Falando a respeito de dinâmica, o que se pode avaliar é que dela irá sair um resultado específico do perfil concreto de cada candidato, ou seja, a dinâmica serve para identificar o nível e grau de cada candidato referente aquela vaga que esta em disputa.

Resumindo a dinâmica em grupo é um instrumento de aproximação de interesses, para as organizações, não adianta só buscar o melhor profissional do mercado, mas também aquele que se adapta às suas necessidades. Para os profissionais, funciona do mesmo jeito. É preciso haver sintonia.

Para

Tatiana Wernikoff, a dinâmica não é uma técnica, pois existem outros caminhos para se aproximar mais dos candidatos como a avaliação psicológica e entrevistas em diferentes níveis de profundidade. Atualmente, as dinâmicas estão leves e divertidas, e faz com que o selecionador se aproxime mais de seus candidatos, com brincadeiras e até fazendo com que cada um fale um pouco da sua vida pessoal, ou seja, apenas fala um pouco mais de sua vida e das coisas que gosta de fazer, um minuto não é para contar a sua vida desde o maternal até agora apenas um resumo para que o selecionador possa te conhecer em apenas alguns minutos.

E para finalizar que após realização de questionários, provas e a dinâmica, o mais importante é que algumas companhias esperam e pedem uma opinião para os candidatos do que eles acharam do treinamento (dinâmica) e depois eles mesmos passam um feedback para o candidato, isto faz uma grande diferença para o candidato.

Dinâmica: A procura de um ídolo

1. Distribua o material, adequando-o ao número de participantes.

2. Explique que deverão ler todas as frases e procurar uma “pessoa” para cada situação, colocando o nome do colega ao lado para saber quem você identificou.

3. Informe que eles terão no máximo 5 minutos para conseguir o máximo de autógrafos possíveis na folha de papel.

4. Permita que todos saiam de seus lugares, para que o grupo se descontraia e assim

travem conhecimentos em maiores responsabilidades.

5. O tempo varia de acordo com o número de participantes.

6. Quando todos tiverem terminado, peça que digam quantas assinaturas conseguiu, pedindo a alguns que leiam sua escolha.

7. O facilitador pode também selecionar algumas perguntas e lançar para o grupo afim de que todos se conheçam.

MODELO FOLHA DE AUTÓGRAFOS

Instruções:

• Dentre os seguintes itens, selecione 10 deles colocando um X em cada uma de suas escolhas.

• Durante a sessão de busca de autógrafos, você estará entrevistando pessoas para descobrir aquela que preenche cada uma das 10 categorias ou condições que você escolheu.

• Você obterá então o autógrafo daquela pessoa no espaço apropriado.

• Você deve ter um autógrafo diferente para cada um dos 10 itens.

 Alguém do mesmo signo astrológico que o seu;

 Alguém que more sozinho;

 Alguém que tenha nascido no mesmo Estado que você;

 Alguém que toque um instrumento musical;

 Alguém que more no mesmo bairro que o seu;

 Alguém que tenha filhos;

 Alguém que torça pelo mesmo time que o seu;

 Alguém que pratique esporte;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com