TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos mais empregados para disposição e tratamento dos resíduos químicos perigosos

Por:   •  20/11/2015  •  Artigo  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

Métodos mais empregados para disposição e tratamento dos resíduos químicos perigosos

Um dos maiores problemas que enfrentamos hoje em dia é a questão da sustentabilidade. Vivemos em um mundo onde o consumismo é desenfreado e não existem muitas formas de se reverter essa situação. Um dos quesitos mais preocupantes no momento é o lixo que produzimos a cada dia, lixo esse que não sai somente de nossas casas, mas também das grandes empresas impulsionadas a produzir mais a cada dia devido à grande demanda de novos produtos.
O lixo industrial é um dos grandes agressores do meio ambiente e indiretamente do ser humano que necessita de recursos naturais. Nele existem componentes químicos que ameaçam diretamente onde são despejados: solos férteis, mares e principalmente o ar.

O Brasil possui um método legislativo para tratar questões relacionada a esse tipo de lixo contidas na:

  • Constituição Brasileira: artigo 225, que trata da proteção de áreas de matéria prima natural;
  • Lei 6.803/80: que cuida do zoneamento de locais críticos de poluição ambiental;
  • Lei 6.938/81: que institui a política nacional do meio ambiente.

Para reverter essa situação, existem métodos de descarte e tratamento desse tipo de resíduo que ainda não são suficientes para inibir completamente a poluição, mas conseguem amenizar a agressividade direta desse lixo ao meio ambiente.
As Lagoas Superficiais, por exemplo, é uma estrutura interna, no chão – uma depressão no chão natural ou feita pelo homem. Qualquer lagoa de superfície deve ser revestida com plástico pesado, para que os resíduos perigosos não vazem para o chão. Já o armazenamento em formações geológicas subterrâneas e as injeções em poços acontece armazenamento em uma usina de resíduos perigosos é sempre temporário. Depois que a usina tratar o resíduo (o que pode ocorrer durante o armazenamento ou depois dele) para torná-lo menos perigoso e/ou menor em volume, ela o transportará para uma instalação de descarte, que pode ser um aterro protegido, um poço de injeção subterrâneo ou um compartimento de superfície criado para manipular materiais perigosos. Os Aterros de Armazenamento são locais onde o lixo é disposto no solo, mas primeiramente ocorre todo um processo de cuidado e preparação do solo para que o lixo armazenado naquele local não contamine solos férteis.
Existem diversas maneiras de se dispor de um lixo tóxico, mas nenhuma inibe totalmente a poluição que ele pode causar, então é dever de cada um de nós repensarmos o que estamos causando ao meio ambiente, ao planta Terra que é a nossa casa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com