TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Músicas

Tese: Músicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Tese  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

Visão geral

Apresentação da disciplina:

A disciplina Fundamentos e Metodologia para o Ensino de Língua Portuguesa subdivide-se em duas vertentes: os conteúdos abordados na tele-aula (O ensino e aprendizagem de língua portuguesa; A variação lingüística e os objetivos dos PCNs para o ensino de Língua Portuguesa; e Algumas práticas pedagógicas no Ensino da Língua Escrita); e os conteúdos que veremos nas Web Aulas (As Concepções das Crianças a Respeito do Sistema de Escrita; As Concepções de Linguagem sobre o Ensino de Língua Portuguesa e Variação Lingüística e Ensino). Por meio dessa disciplina, veremos como o professor deve conceber o ensino de Língua Portuguesa, considerando uma abordagem interacionista de ensino.

Objetivo da Disciplina

Estudar aspectos relacionados ao ensino de Língua Portuguesa para as séries iniciais.

Conteúdo Programático:

Serão abordados os seguintes aspectos: As Concepções das Crianças a Respeito do Sistema de Escrita; As Concepções de Linguagem sobre o Ensino de Língua Portuguesa e Variação Lingüística e Ensino

Metodologia:

Os conteúdos programáticos ofertados nessa disciplina serão desenvolvidos por meio das Tele-Aulasde forma expositiva e interativa (chat – tira dúvidas em tempo real), Aula Atividade por Chat para aprofundamento e reflexão e Web Aulas que estarão disponíveis noAmbiente Colaborar, compostas de conteúdos de aprofundamento, reflexão e atividades de aplicação dos conteúdos e avaliação. Serão também realizadas atividades de acompanhamento tutorial, participação emFórum, atividades práticas e estudos independentes (auto estudo) além do Material do Impresso por disciplina.

Habilidades e competências:

• Propor procedimentos teórico-metodológicos adequados, identificando diferentes procedimentos de avaliação;

• Discutir concepções acerca do planejamento de ensino, identificando seus níveis e etapas;

• Conceituar avaliação da aprendizagem, compreendendo sua natureza e especificidade;

• Identificar o projeto político-pedagógico como elemento articulador do trabalho coletivo

Avaliação Prevista:

• sistema de avaliação da disciplina compreende em assistir a tele-aula, participação no fórum, produção de texto/trabalho noportfólio, realização de duas avaliações virtuais, uma avaliação presencial embasada em todo o material didático, tele-aula e webaula da disciplina.

WEB AULA 1

UNIDADE 1 - As concepções das crianças a respeito do sistema de escrita¹

Estamos a todo momento em processo de aprendizado. Aprendemos em sala de aula, na conversa com os amigos, na ida ao supermercado, na fila do cinema, nas leituras que fazemos...aprendemos com nossos pais e também com nossos filhos, com nosso chefe e com nossos funcionários, com os vizinhos...aprendemos nos erros, nos acertos, enfim, sempre aprendemos. Não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com