TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

N2 Metodologia

Dissertações: N2 Metodologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  2.419 Palavras (10 Páginas)  •  1.030 Visualizações

Página 1 de 10

Re: Metodologia N2

Pergunta 1

É necessária uma avaliação

Não Avaliada

A questão dissertativa refere-se à elaboração de um problema de pesquisa. Leia com atenção o texto abaixo e responda como é solicitado:

A malária ainda constitui um dos maiores problemas de saúde pública mundial: presente em todos os continentes, estima-se que 40% da população mundial encontra-se exposta à doença, principalmente aquelas que vivem nas regiões tropicais e subtropicais. “Nestas regiões, entre 300 e 500 milhões de casos são diagnosticados todo ano, com 2 milhões de mortes” (FERREIRA, 2008, p. 2).

Como o Brasil registra 40% do número de casos das Américas, sendo 99% das ocorrências na região Amazônica legal, Ferreira (2008) realizou um estudo sobre a malária nas populações de Portuchuelo e Montenegro, ambos localizados no Estado de Rondônia. Montenegro possui 10.000 habitantes e a abordagem foi realizada em 900 indivíduos: “foram coletadas informações pessoais, familiares e sobre a saúde de cada indivíduo, seguido de exame médico e coleta de sangue”(FERREIRA, 2008, p. 12). Portuchuelo conta com 200 habitantes e todos os habitantes do local aderiram ao projeto. Para tratar tantos dados gerados, o pesquisador estabeleceu um banco de dados, o que possibilitou a consulta e utilização de todas as informações obtidas.

Referência bibliográfica

FERREIRA, Ricardo de Godoi Mattos. Genética epidemiológica de malária em Rondônia. Tese (doutorado em Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

De acordo com esses dados defina um problema para a pesquisa de Ferreira (2008).

Processo

O texto elaborado deverá observar a adequação sintática e a correção gramatical, ser redigido de forma clara e objetiva. A ética do pesquisador e a valorização do método são aspectos importantes a serem considerados na resposta dessa questão. Outros aspectos ou informações podem ser acrescentados e desenvolvidos na resposta.

Resposta

Resposta Selecionada:

Resposta Correta: [Nenhuma]

Feedback da resposta: [Sem Resposta]

Pergunta 2

0,8 em 0,8 pontos

Correta

Todos nós temos elaborado um conceito sobre o que é pesquisa, visto que ela faz parte de nosso dia-a-dia. Entretanto, existe uma diferença entre o conceito de pesquisa feita no cotidiano e a pesquisa científica.

Pode-se afirmar que:

I. Uma pesquisa científica se distingue daquela realizada no cotidiano pelos métodos e técnicas utilizadas.

II. Uma pesquisa científica é aquela realizada unicamente pelos cientistas.

III. Na pesquisa científica existe uma forma adequada de se comunicar os resultados obtidos.

IV. Uma pesquisa científica é aquela que sempre envolve uma experimentação, normalmente, realizada em laboratório.

São verdadeiras apenas as afirmações contidas em:

Resposta

Resposta Selecionada: c.

I e III

Resposta Correta: c.

I e III

Feedback da resposta:

O que caracteriza uma pesquisa científica, dentre outros elementos, são os métodos e técnicas utilizadas e a forma de se comunicar os resultados, que consiste no relatório de pesquisa que é elaborado segundo normas padronizadas.

Portanto são verdadeiras as afirmações contidas em I e III.

Qualquer indivíduo, evidentemente, poderá desenvolver uma pesquisa científica, bastando para tal, seguir as normas e técnicas adequadas.

Uma pesquisa científica não envolve, necessariamente, a experimentação.

Assim, são falsas as afirmações contidas em II e IV.

Pergunta 3

0,8 em 0,8 pontos

Correta

Na investigação, de maneira geral, os dados são coletados pela observação ou pelas respostas e declarações de pessoas capazes de fornecer informações que sejam úteis aos propósitos da pesquisa. Assinale a alternativa correta sobre a coleta de dados da pesquisa científica:

I As técnicas utilizadas para a coleta de dados objetivam garantir o registro adequado das informações, o controle e a análise dos dados coletados.

II Os dados coletados são classificados de forma sistemática, o que significa colocá-los em ordem, transformar sua apresentação, reunindo as informações de maneira organizada a fim de permitir sua análise e interpretação.

III Os dados são submetidos a uma verificação crítica, para detectar falhas ou erros ou evitar informações confusas e distorcidas, que prejudiquem o resultado da pesquisa.

IV É obrigatória a representação gráfica dos dados coletados na pesquisa de campo.

V Os dados podem ser reunidos em tabelas, para facilitar a análise da existência de relações entre eles, o que facilita sua compreensão e interpretação.

Resposta

Resposta Selecionada:

As alternativas I, II, III e V estão corretas e se complementam.

Resposta Correta:

As alternativas I, II, III e V estão corretas e se complementam.

Pergunta 4

0,8 em 0,8 pontos

Correta

Um professor da disciplina de Metodologia, após expor os conceitos relativos à HIPÓTESE solicitou a seus alunos que pensassem em um tema de pesquisa e a partir daí formulassem uma hipótese. Assim, o professor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com