TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NORMAS PARA TCC

Pesquisas Acadêmicas: NORMAS PARA TCC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  1.251 Palavras (6 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 6

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL LAURO GOMES

ORIENTAÇÕES PARA OS

PROFESSORES DA DISCIPLINA PTCC E DTCC

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC NO ENSINO TÉCNICO

O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC configura-se em uma atividade escolar de sistematização do conhecimento sobre um objeto de estudo pertinente à área de formação profissional. Tal atividade, que representa o resultado de um estudo, revela conhecimento a respeito do tema escolhido, emanado do desenvolvimento dos diferentes Componentes Curriculares da Habilitação Profissional.

O TCC traz como proposta uma formação profissional pautada na interação da teoria com a prática, em um ensino reflexivo, baseado no processo de reflexão na ação, ou seja, um ensino cujo aprender por meio do fazer seja privilegiado; um ensino cuja capacidade de refletir seja constantemente estimulada a partir da interação professor-aluno em diferentes situações práticas. A perspectiva de desenvolvimento do TCC no ensino técnico permitirá a formação de profissionais criativos, que poderão dar conta das diferentes demandas que a prática profissional lhes impõe.

Torna-se necessária a vinculação do ensino oferecido no ambiente escolar com o mundo do trabalho e com a prática social do educando, de maneira a refletir a essência atribuída a todos os programas de formação profissional pela atual LDB.

OBJETIVOS DO TCC

Objetivo Geral

Promover a interação da teoria e da prática, do trabalho e da educação.

Objetivos Específicos

1 Oferecer educação profissional por meio de mecanismos que garantam a contextualização de currículos;

2 Promover a efetiva interdisciplinariedade no desenvolvimento do trabalho;

3 Possibilitar o acompanhamento e o controle das práticas desenvolvidas pelos alunos, na própria escola ou nas instituições parceiras, permitindo a verificação do desempenho dos alunos, segundo as competências estabelecidas no Plano de Curso;

4 Proporcionar experiências práticas específicas aos alunos por meio do desenvolvimento de projetos, promovendo a integração com o mundo do trabalho e o convívio sócio-profisisonal;

5 Propiciar ao aluno o domínio das bases norteadoras da profissão de forma ética e compatível com a realidade social, desenvolvendo valores inirentes à cultura do trabalho;

6 Promover a autonomia na atividade de produção de conhecimento científico.

A orientação do desenvolvimento do TCC ficará por conta do professor com aulas atribuídas nos componentes curriculares Planejamento do TCC e Desenvolvimento do TCC.

A orientação do trabalho deverá ser realizada dentro de um ambiente cooperativo, no qual professor e alunos desenvolvem o processo de investigação de problemas extraídos do contexto real da área profissional, discutem resultados e constroem produtos educacionais, conjuntamente.

Nota-se, assim, que o conhecimento não deverá estar centrado unicamente na figura do professor, que assume o papel de mediador, direcionando e articulando as reflexões entre os alunos.

Dessa forma, um dos fundamentos principais do método a ser adotado no desenvolvimento do TCC é ensinar o aluno a aprender, criando oportunidades para ele busque o conhecimento em diferentes fontes e aplique-o em situações reais. Para tanto, dos professores, é esperada uma nova postura para condução do processo de ensino-aprendizagem.

REGULAMENTO INTERNO – ETEC LAURO GOMES

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC

Ensino Técnico

1º - A orientação dos trabalhos, entendida como processo de acompanhamento didático pedagógico, será de responsabilidade de todos os docentes da habilitação, cabendo aos responsáveis pelos componentes curriculares específicos do TCC a promoção da articulação e da integração dos demais componentes curriculares.

a) Os docentes do Componente Curricular específico do TCC terão como principais atribuições:

I. Definir a estrutura do TCC, segundo orientações da Unidade de Ensino Médio e Técnico.

II. Orientar especificamente o desenvolvimento de cada trabalho, no que se refere à problematização, delimitação do projeto, construção de hipótese(s), referenciais teóricos, fontes de pesquisa, cronograma de atividades, identificação de recursos etc.

III. Informar aos alunos sobre as normas, procedimentos e critérios de avaliação;

IV. Acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos, segundo cronograma estabelecido;

V. Avaliar o TCC em suas diferentes etapas (avaliação parcial e final);

VI. Preencher a Ficha de Avaliação (anexo I) do TCC de cada aluno de sua turma para composição do prontuário;

VII. Encaminhar os trabalhos aprovados à Banca de Validação

VIII. Organizar o processo de constituição da Banca de Validação e definir o cronograma de apresentação de trabalhos;

IX. Divulgar, por meio de documentos internos datados e assinados, a relação de alunos, respectivos temas dos trabalhos e composição da Banca de Validação;

X. Presidir a Banca de Validação dos trabalhos da sua turma;

XI. Elaborar a ata (anexo II) da Banca de Validação, constando os pareceres emitidos sobre cada trabalho, devidamente assinada por todos os integrantes, para composição do prontuário do aluno.

b) Não poderá haver prejuízo de horas-aulas para apresentação dos TCCs para as turmas que não estão envolvidas diretamente no projeto.

c) O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com