TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Normas Para Tcc

Ensaios: Administração Normas Para Tcc. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  1.855 Palavras (8 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 8

Essas noções equivocadas distorcem a correta imagem do cientista. Mas então, quem são as pessoas que fazem Ciência? Na verdade um cientista pode ser qualquer pessoa que utiliza o método científico na intensão sincera de entender a realidade a sua volta. Pode ser um professor, um aluno de graduação, um profissional inserido em uma determinada empresa, etc.

O empreendimento científico está inserido em nossa cultura e está a nossa volta o tempo todo. Existem inúmeras pesquisas sendo realizadas para os mais diversos objetivos. Existem pesquisas que buscam aprimorar técnicas e procedimentos de intervenções na saúde humana, sobre desenvolvimento dos meios de comunicação, melhores formas de administrar um empresa, produzir alimentos em grande escala, etc. As principais semelhanças entre os tipos e formas de pesquisa está no fato de que todas visam colaborar com a sociedade, compreender o universo humano e intervir na realidade.

Nas faculdades os projetos e trabalhos de conclusão de curso (TCCs) funcionam como complemento fundamental do que foi ensinado ao longo da graduação ou pós-graduação[1] e, sobretudo, uma “prova” da capacidade do pesquisador (ex.: alunos(as) de graduação, estagiários e pós-graduandos), de pensar de forma crítica, produzir conhecimento e colaborar com sua futura profissão.

Normas gerais para trabalhos acadêmicos conforme a Associação Brasileira de Normas e Técnicas – ABNT.

As normas gerais para projetos e TCC estão de acordo com ABNT, NBR 14724:2011[2], a seguir:

a) Margens - as margens do texto devem ser: esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm.

b) Fonte - recomenda-se, quando digitado, a fonte da letra seja tamanho 12 para todo o trabalho, inclusive capa, exceto citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, dados internacionais de catalogação na publicação, legendas e fontes das ilustrações e das tabelas, que devem ser em tamanho menor (recomenda-se fonte 10) e uniforme. O tipo de letra recomendada é Arial ou Times New Roman.

c) Espaçamento - todo texto deve ser digitado com espaçamento 1,5 entre as linhas. Espaçamento simples (ou 1,0) em citações de mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e das tabelas, natureza (tipo do trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetido e área de concentração). As referências, ao final do trabalho, devem ser separadas entre si por um espaço simples em branco. Na folha de rosto e na folha de aprovação, o tipo do trabalho, o objetivo, o nome da instituição e a área de concentração devem ser alinhados do meio da página para a margem direita.

d) Notas de rodapé - as notas devem ser digitadas dentro das margens, ficando separadas do texto por um espaço simples de entre as linhas e por filete de 5 cm, a partir da margem esquerda. Veja um exemplo nesta página, logo abaixo.

e) Títulos sem indicativo numérico - os títulos, sem indicativo numérico devem ser para errata (quando necessária), agradecimentos, lista de ilustrações, lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos, resumos, sumário, abstract, referências, glossário, apêndice(s), anexo(s) e índice(s). Todos os itens sem numeração devem ser centralizados na página.

f) Elementos sem título e sem indicativo numérico - fazem parte desses elementos a folha de aprovação, a dedicatória e a(s) epígrafe(s).

g) Paginação - as folhas ou páginas pré-textuais devem ser contadas, mas não numeradas. A numeração deve figurar, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha. Esquema na figura 1 na página a seguir:

Figura 1 – Organização e numeração das páginas

Fonte: Abrantes (2011, p. 33) 

Apresentamos um resumo em forma de quadro conforme apresentado por Reimer (2012, p. 28).

Quadro 1 – Trabalhos acadêmicos digitados

Elemento gráfico Recomendação

Formato recomendado A4

Tipo e tamanho de letra recomendado para o texto Arial ou Times New Roman fonte 12

Tipo de tamanho de letra recomendados para citações com mais de três linhas Arial ou Times New Roman fonte 10

Tipo e tamanho de letra recomendados para notas explicativas e legendas Arial ou Times New Roman fonte 10

Margens do texto 3 cm para margens esquerda e superior e 2 cm para margens direita e inferior.

Margens de parágrafo 1,5 cm

Margens de citações com mais de três linhas 4 cm

Entrelinhas do texto Espaçamento 1,5

Entrelinhas de seções Dois espaçamentos 1,5

Entrelinhas de resumo, abstract, notas explicativas, legendas e referências Espaçamento simples

Entrelinhas entre as referências Dois espaçamentos simples

Paginação Direito superior.

Fonte: Reimer (2012, p. 28)

h) Ilustrações - qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.

i) Tabelas - devem ser citadas no texto, inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem e padronizadas conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Veja um exemplo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com