TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOVOS DESENHOS ESTRUTURAIS, A ORGANIZAÇÃO VIRTUAL E AS DIFERENÇAS ENTRE AS ESTRUTURAS.

Trabalho Universitário: NOVOS DESENHOS ESTRUTURAIS, A ORGANIZAÇÃO VIRTUAL E AS DIFERENÇAS ENTRE AS ESTRUTURAS.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  1.575 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO, P. 3

2. NOVOS DESENHOS ESTRUTURAIS, P. 4

2.1. ORGANIZAÇÃO VIRTUAL P. 4

2.2. ORGANIZAÇÃO SEM FRONTEIRAS P. 4

2.3. DOWNSIZING ORGANIZACIONAL P. 5

3. DIFERENÇAS ENTRE AS ESTRUTURAS, P. 5

4. CONCLUSÃO, P.7

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA, P. 8

1. INTRODUÇÃO

Estrutura organizacional formalmente determina a hierarquia dentro de uma organização. Em outras palavras, quem reporta a quem? Algumas empresas se referem a isso como o organograma. Tipos de estruturas organizacionais incluem: organização virtual e a organização sem Fronteiras.

A organização virtual é caracterizada pelo uso da tecnologia da informação como base e sustentação para sua formação. Ela usa ferramentas da tecnologia para unir pessoas, processos e recursos sem precisar de um espaço físico para tal. Essas organizações são formadas por "parceiros", que são corporações reais que se unem para atingir um objetivo comum; são organizações em rede e costumam ser temporárias.

A organização sem fronteiras transcendem as linhas rígidas da burocracia e doa limites departamentais dentro de uma corporação e ignoram as fronteiras onde a própria corporação é separada de seus mercados, clientes e partes interessadas. Focalizando fluido e comportamento adaptativo, estas estruturas orgânicas bem vindos e prosperar na mudança. O estilo informal de gestão é bem adequado para o trabalho intricado e não padrão.

2. NOVOS DESENHOS ESTRUTURAIS

Para aumentar a competitividade e a eficácia de suas organizações, muitos gestores estão diminuindo as camadas hierárquicas e trabalhando a expansão das fronteiras de suas empresas, ou seja, estão modificando os desenhos estruturais da organização mera melhorá-la. São exemplos de novos desenhos estruturais a organização virtual e a organização sem Fronteiras.

2.1. Organização virtual.

A organização virtual é caracterizada pelo uso da tecnologia da informação como base e sustentação para sua formação. Ela usa ferramentas da tecnologia para unir pessoas, processos e recursos sem precisar de um espaço físico para tal. Essas organizações são formadas por "parceiros", que são corporações reais que se unem para atingir um objetivo comum; são organizações em rede e costumam ser temporárias.

Ao mesmo tempo em que o conceito de organização virtual está crescendo, está visível que algumas empresas estão caminhando para ser virtual. Não é uma tarefa fácil porque a transformação é complexa, requer um longo tempo e deve ter a participação de todo o pessoal da empresa.

2.2. Organização Sem Fronteiras.

Este termo foi criado para descrever o que Jack Welck visava para a GE (General Eletric). Ele queria eliminar as fronteiras dentro da empresa e quebrar as barreiras entre a organização e seus fornecedores e clientes.

A organização sem fronteiras busca a amplitude ilimitada de controle e a substituição dos departamentos por equipes autônomas. Removendo as fronteiras verticais internas, os cargos e status perdem a importância, ao substituir os departamentos funcionais por equipes multifuncionais e organizar as atividades por processos, as barreiras horizontais são reduzidas.

2.3. Downsizing Organizacional: o objetivo das novas estruturas organizacionais é aumentar a agilidade, criando uma organização mais enxuta, focada e flexível.

O downsizing pode ser feito através de venda de unidades de negócios, fechamento de filiais ou redução de pessoal, mas é necessário que a empresa se prepare para que os resultados não sejam negativos.

• Investimento: após o downsizing é importante investir em práticas de trabalho com grande envolvimento da equipe.

• Comunicação: quando há boa comunicação com os funcionários, eles se sentem mais seguros.

• Participação: os funcionários ficam menos preocupados quando participam dos processos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com