TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS ESTRUTURAIS ESTRUTURAS DIFERENCIADAS

Casos: SISTEMAS ESTRUTURAIS ESTRUTURAS DIFERENCIADAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 4

ARQUITETURA E URBANISMO

ARIÉLE SOUZA

BRUNA ALVES

IANCA TAVARES FARIAS

SISTEMAS ESTRUTURAIS

ESTRUTURAS DIFERENCIADAS

TUBARÃO, SC

OUTUBRO – 2014

01. Ginásio Bolha

Endereço: Bairro Alto Feliz, em Araranguá, SC

Ultilização: Representa um espaço de lazer na cidade. O Bolha é um apoio ao esporte e serve de base para a população dos bairros Barranca e Baixadinha, que precisam deixar suas casas após as enchentes.

Vão livre ou área:

Principais sistemas utilizados: Sistema de treliças metálicas com pilares

Vantagens do sistema: Alta resistência do material nos diversos estados de tensão (tração, compressão, flexão etc.), o que permite aos elementos estruturais suportarem grandes esforços apesar da área relativamente pequena das suas seções; por isso, as estruturas do aço, apesar da sua grande densidade, são mais leves do que os elementos constituídos em concreto armado, permitindo assim vencer grandes vãos; Material resistente a choques e vibrações.

Ao avaliar a obra percebe-se que a estrutura de treliças metálicas em forma de cúpula possui muita resistência, sendo possível a construção deste grande vão. Nota-se que nesta estrutura a cobertura se forma como uma casca que se apoia em pilares de concreto, garantindo assim a resistência da obra. Na parte superior da estrutura há uma abertura circular, permitindo assim a entrada de iluminação natural.

02. Terminal Central de Ônibus

Endereço: Avenida Centenário, Centro de Criciúma, SC.

Utilização: É um dos três terminais de Criciúma, onde os ônibus param e tem o embarque e desembarque de pessoas, onde possibilita dentro dele mesmo a troca de um ônibus para outro sem que se pague a segunda passagem. Facilitando a locomoção de quem mora em bairros distantes.

Área: 5.650 m²

Principais sistemas utilizados: O sistema utilizado são treliças espaciais com 430 tubos, apoiadas em pilares.

As vantagens da utilização da treliça na obra é que ela possibilita grandes vãos livres diminuindo a necessidade de utilizar pilares, além de trazer uma estética agradável e diferenciada, tem fácil transporte pelo fato de seu peso ser baixo, por ter uma grande repetição das barras e dos nós ela reduz custos ao comparar com estruturas convencionais. No caso de obras temporárias ela seria uma boa opção, tendo fácil desmontagem.

Quanto a iluminação a estrutura já é aberta nas laterais o que proporciona uma iluminação significativa, somando com duas pequenas aberturas no centro da cobertura que seguem a extensão da obra trazendo mais iluminação natural. O que permite o uso de iluminação artificial em menor escala, com alguns pontos de iluminação dispostos pelas treliças.

03. Ginásio Unisul

Endereço: R. Simeão Esmeraldino de Menezes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com