TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NUTRICAO AO HIV

Trabalho Escolar: NUTRICAO AO HIV. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  5.358 Palavras (22 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 22

HIV

ENFERMAGEM EN2CD30

Brasilia-DF, 22 de novembro de 2014

INTRODUÇÃO

O estado nutricional do paciente com HIV/AIDS adquiriu importância na prática clínica devido a desnutrição e aos efeitos colaterais da terapia antirretroviral. Mesmo na era HAART (terapia antirretroviral de alta eficácia), não é pequeno o número de pacientes com perda de peso corporal e alterações importantes de composição corporal. Assim, recomenda-se atuar de imediato em qualquer individuo HIV+, assintomático ou na vigência de AIDS, que tenha perda de peso. Logo, deve-se instituir terapia nutricional (TN) e farmacológica, quando indicada. Essa vigilância contribui para sobrevida de pacientes HIV+, ao retardar a imunodepressão de origem nutricional e a ocorrência de infecções oportunistas. Ao manter-se a homeostase corporal e a autoestima, melhora-se também a qualidade de vida do paciente com HIV/AIDS.

OBJETIVOS

O presente trabalho tem por finalidade proporcionar as pessoas em geral, uma visão sobre a abordagem nutricional nos pacientes portadores de Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (HIV/AIDS), com base na evidência científica disponível.A intervenção nutricional no paciente com HIV positivo é de extrema importância e tem sido recomendada devido a implicações nutricionais na evolução da infecção pelo vírus. A desnutrição severa diminui a sobrevida e compromete a qualidade de vida desses pacientes, vários sintomas(diarreia, náuseas, vômitos, anorexia, lesões orais entre outros) associados à medicação e as infecções oportunistas, a depressão e a dificuldade de acesso ao alimento pela precariedade socioeconômica e pela falta de estrutura doméstica e familiar prejudicam o consumo alimentar adequado. As alterações adequadas na alimentação vão influenciar na absorção de nutrientes e no metabolismo contribuindo para a melhoria do estado nutricional e qualidade de vida dos portadores de HIV.

METODOLOGIA

• Demonstrativo de a pirâmide alimentar

• Utilização de três banners

• Entrega de Cartilhas

• Entrega de panfletos do Ministério da Saúde

• Demonstrativo do Calendário nutricional

• Entrega de Lembrancinhas

• Demonstrativo de Frutas

• Enfeites com balões

• Cartazes do Ministério da Saúde

Resultado Final

Conforme o apresentado criou-se uma serie de expectativas, onde observamos que os entrevistados poderiam se satisfazer com estas informações importantes ali adquiridas.

De modo geral o resultado foi positivo trazendo mais descobertas de conhecimento inovador tanto para o entrevistado quanto para o grupo que desenvolveu o trabalho.

RELATÓRIO DA FEIRA

A análise dos resultados do trabalho de pesquisa de HIV na nutrição. Foi feita utilizando-se o método didático do conteúdo e também o que foi realizado durante a apresentação do mesmo.

Primeiramente foi feita uma palestra flutuante em seguida uma exploração dos materiais levados para demonstrar para o público participante.Com isso identificou-se a importância de levar o conhecimento para estes entrevistados. Atentando-se sempre para o referencial teórico.

HIV

HIV é a sigla em inglês do vírus da imodeficiência humana. Causador da AIDS ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo da doença. As células mais atingidas são os linfócitos TCD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a AIDS. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações. Na BIOLOGIA – HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae. Esses vírus compartilham algumas propriedades comuns: período de incubação antes do surgimento dos sintomas da doença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso e supressão do sistema imune.

AIDS

A AIDS é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada, é causada pelo HIV. Como esse vírus ataca as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves, como tuberculose ou câncer. O próprio tratamento dessa doença fica prejudicado.

Há alguns anos receber o diagnóstico de AIDS era uma sentença de morte. Mas, hoje em dia, é possível ser soropositivo e viver com qualidade de vida. Basta tomar os medicamentos indicados e seguir corretamente as recomendações médicas.

Saber precocemente da doença é fundamental para aumentar ainda a sobrevida da pessoa. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda fazer o teste sempre que passar por alguma situação de risco e usar sempre o preservativo.

SISTEMA IMUNOLÓGICO

O corpo reage diariamente aos ataques de bactérias, vírus e outros micróbios, por meio do sistema imunológico. Muito complexa, essa barreira é composta por milhões de células de diferentes tipos e com diferentes funções, responsáveis por garantir a defesa do organismo e por manter o corpo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com